FPC integra delegação brasileira na Feira Internacional do Livro de Bogotá

Por Redação
4 Min

A 36ª edição da Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo), que tem nesta edição o Brasil como convidado de honra, teve início na última quarta-feira (17). A Bahia, por meio da Fundação Pedro Clamon (FPC), vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia, e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), compõe a delegação brasileira presente no evento. A FILBo é organizada pela Câmara Colombiana do Livro e Corferias.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, e da ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou da Cerimônia Oficial de Abertura do evento a convite do presidente colombiano, Gustavo Petro. O presidente brasileiro lançou um pavilhão para expor a literatura nacional, com uma programação dedicada ao país. Esta é a terceira vez que o Brasil é convidado de honra, as outras foram em 1995 e 2012.

Para Vladimir Pinheiro, Diretor Geral da FPC, representante do Governo do Estado na feira, o evento é uma oportunidade de diálogo e de apresentação das experiências da Bahia nos eventos literários. Segundo ele, a Bahia está vivendo um momento ímpar de eventos literários, que ocorrem em todos os territórios de identidade com o apoio do Governo Estadual. O Governador Jerônimo Rodrigues compreende a importância da política de livro e leitura, e o Secretário de Cultura, Bruno Monteiro, atua constantemente para potencializar ainda mais esse segmento da cultura, do livro, da leitura e da literatura no estado.

Durante a FILBo, haverá encontros com editoras, escritores e escritoras, estabelecendo pontes e parcerias de cooperação, para avançar no direito à cultura, ao livro, à leitura e à produção artística literária do povo. O governo brasileiro levará para a feira uma delegação de 29 escritores nacionais, incluindo nomes como Luciany Aparecida, Ailton Krenak, Paulliny Tort e Marcelino Freire. A 36ª edição da FILBo será realizada até o dia 2 de maio, e os organizadores esperam cerca de 600 mil visitantes nacionais e internacionais. A programação completa está disponível no site oficial do evento.

Continua depois da Promoção

No pavilhão dedicado ao Brasil na FILBo 2024, sob o lema “Lendo a Natureza”, os visitantes terão a oportunidade de explorar os caminhos da literatura brasileira, mergulhar nas páginas de autores consagrados e emergentes e compreender a complexidade do país por meio de suas palavras. A presença do Brasil no evento promoverá debates sobre cultura e natureza, ressaltando a íntima relação entre os biomas brasileiros e a produção literária, tornando a literatura nacional ainda mais rica em bibliodiversidade.

Além disso, o pavilhão brasileiro na FILBo apresenta uma diversidade de atividades, como exposições artísticas que evidenciam a influência dos biomas na produção literária, palestras com escritores e apresentações culturais. A participação do Brasil no evento contribui para os debates acerca da cultura e da natureza, destacando as narrativas e visões de mundo indígenas e afro-brasileiras. Com um amplo espaço de 3 mil metros quadrados, o pavilhão brasileiro proporciona aos visitantes uma imersão sensorial na diversidade cultural e natural do país.

Dessa forma, o Brasil se apresenta na FILBo 2024 como convidado de honra, celebrando não apenas a riqueza de sua produção literária e sua bibliodiversidade, mas também a estreita relação entre cultura e natureza e as expressões artísticas que delas emergem. O lema “Ler a Natureza” convida os visitantes a explorar profundamente a cultura brasileira, refletindo sobre a conexão especial com o mundo que tanto a literatura quanto a natureza proporcionam.

Compartilhe Isso
- Advertisement -