Suspeitos de matar líder Sikh no Canadá detidos em 2023

Por Redação
3 Min

A televisão pública canadiana, CBC, informou que os detidos são cidadãos indianos que estiveram no país como estudantes internacionais e faziam parte do grupo responsável por assassinar Hardeep Singh Nijjar, no oeste do Canadá.

Continua depois da Promoção

O ministro da Segurança Pública do Canadá, Dominic LeBlanc, confirmou as detenções, porém, não forneceu detalhes. A Polícia Montada do Canadá realizará uma conferência de imprensa sobre o assunto ainda hoje.

Singh Nijjar era um líder proeminente da comunidade Sikh, acusado de terrorismo pelas autoridades indianas por defender a criação de um país independente, o Calistão, para a minoria Sikh.

O líder Sikh foi baleado por um grupo de desconhecidos em junho de 2023, na cidade de Surrey, no oeste do Canadá.

Continua depois da Promoção

Segundo a CBC, os detidos incluem os autores dos disparos que mataram Singh Nijjar, além de outras pessoas que forneceram logística aos assassinos.

O assassinato e a subsequente acusação de Trudeau de que o Governo indiano estava diretamente envolvido com a morte do líder Sikh causaram uma grave crise diplomática entre os dois países.

No final de 2023, Nova Deli retirou a imunidade de 41 diplomatas canadenses, forçando sua saída da Índia, em retaliação às acusações canadenses.

Em fevereiro deste ano, o embaixador indiano no Canadá, Sanjay Kumar Verma, afirmou que Nova Deli não cooperará na investigação da morte de Singh Nijjar até que tenha “informações relevantes”.

A morte de Hardeep Singh Nijjar chocou a comunidade Sikh no Canadá e gerou questionamentos sobre a segurança dos líderes religiosos e ativistas da comunidade.

O assassinato ocorreu em plena luz do dia, deixando a comunidade em estado de choque e exigindo respostas das autoridades canadenses e indianas.

O envolvimento de estudantes internacionais indianos no crime levantou questionamentos sobre a relação entre as comunidades Sikh e indiana no Canadá, bem como as tensões políticas entre os países.

A conferência de imprensa da Polícia Montada do Canadá será crucial para esclarecer mais detalhes sobre a investigação e o motivo por trás do assassinato de Singh Nijjar.

As consequências diplomáticas da morte do líder Sikh continuam afetando as relações entre o Canadá e a Índia, com ambas as nações buscando formas de resolver a crise e avançar para um entendimento mútuo.

Espera-se que as investigações em curso revelem mais informações sobre o caso e tragam justiça para a família e a comunidade de Singh Nijjar, que ainda estão em luto pela perda de seu líder respeitado.

Informações de iNoticias

Compartilhe Isso
- Advertisement -