MEC lança chamamento de lista de espera do Fies.

Por Redação
4 Min

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na terça-feira (14/5), a nova convocação da lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao processo seletivo do primeiro semestre de 2024. O resultado, o oitavo desta edição, pode ser conferido no Portal Único de Acesso, por meio da conta gov.br, até sexta-feira (17).

Aqueles que forem pré-selecionados deverão complementar as informações no site do Fies e, posteriormente, terão cinco dias úteis para validar os dados na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino escolhida. A documentação exigida pode ser entregue presencialmente ou de forma eletrônica.

Outra exigência é a validação das informações prestadas a um agente financeiro em até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil subsequente à data de validação da CPSA. Neste caso, também será necessária a entrega física ou eletrônica da documentação exigida. Quando aprovado, bastará apenas formalizar a contratação do financiamento.

Ao todo, são ofertadas 67.301 vagas em mais de 1,2 mil universidades particulares na primeira edição do Fies deste ano. As vagas eventualmente não ocupadas serão disponibilizadas no processo seletivo do segundo semestre, cuja oferta prevista é 44 mil novas vagas.

O resultado da lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do processo seletivo do primeiro semestre de 2024 foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na última terça-feira (14/5). Os candidatos que forem pré-selecionados devem completar as informações no site do Fies e, em seguida, terão cinco dias úteis para validar os dados na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino escolhida. A documentação necessária pode ser entregue tanto presencialmente quanto de forma eletrônica.

Uma outra exigência é a validação das informações fornecidas a um agente financeiro em até 10 dias, a partir do terceiro dia útil subsequente à data de validação da CPSA. Nesse caso, será preciso entregar a documentação exigida tanto fisicamente quanto eletronicamente. Uma vez aprovado, o candidato só precisará formalizar a contratação do financiamento.

A primeira edição do Fies deste ano oferece um total de 67.301 vagas em mais de 1,2 mil universidades particulares. As vagas remanescentes, caso existam, serão disponibilizadas no processo seletivo do segundo semestre, que tem previsão de oferta de 44 mil novas vagas.

Portanto, os candidatos pré-selecionados devem ficar atentos às datas e prazos estabelecidos pelo MEC para garantir a participação no programa de financiamento estudantil. Além disso, é essencial que a documentação seja entregue de forma correta e dentro dos prazos estipulados para evitar qualquer tipo de problema no processo de contratação do financiamento.

Por fim, é importante ressaltar a importância do Fies como uma oportunidade para os estudantes ingressarem no ensino superior e garantirem uma formação acadêmica de qualidade. O programa tem contribuído significativamente para ampliar o acesso à educação no Brasil, proporcionando benefícios tanto para os estudantes quanto para as instituições de ensino que participam do programa.

Compartilhe Isso
- Advertisement -