Atividade econômica dos EUA teve expansão modesta nas últimas semanas, de acordo com o Fed

Por Redação
3 Min

Atividade Econômica nos Estados Unidos Mostra Leve Expansão com Receios de Estagnação na Redução da Inflação

Continua depois da Promoção

Uma pesquisa do Federal Reserve divulgada nesta quarta-feira (17) mostrou que a atividade econômica dos Estados Unidos expandiu-se ligeiramente do final de fevereiro até o início de abril. No entanto, havia temores entre as empresas de que o progresso na redução da inflação pudesse ficar estagnado, o que tem impedido o banco central norte-americano de cortar a taxa de juros.

De acordo com o relatório conhecido como “Livro Bege”, entrevistando contatos comerciais nos 12 distritos do banco central até 8 de abril, o Fed afirmou que “a atividade econômica geral expandiu-se ligeiramente”. Dez dos doze distritos tiveram um crescimento econômico leve ou modesto, com uma perspectiva econômica cautelosamente otimista entre os contatos.

O chair do Fed, Jerome Powell, recentemente abandonou a orientação anterior sobre quando a taxa básica poderá ser cortada. Ele afirmou que a política monetária precisa ser restritiva por mais tempo, devido a uma série de leituras de inflação mais fortes do que o esperado.

Continua depois da Promoção

Antes da virada do ano, Powell e seus colegas tinham visões encorajadoras, com dados indicando que a inflação estava em queda em direção à meta de 2% do Fed. No entanto, esse impulso foi interrompido e até revertido, colocando em dúvida a possibilidade de cortes na taxa básica nos próximos meses.

No relatório, o ritmo da alta dos preços foi descrito em geral pelas empresas como modesto, com destaque para aumentos moderados nos preços de energia. Alguns contatos, principalmente no setor de manufatura, apontaram riscos de alta nos preços de insumos e de produção a curto prazo.

As pressões inflacionárias aumentaram modestamente, com pequenas empresas relatando margens de lucro comprimidas devido à dificuldade de repassar os aumentos de preços aos consumidores. A expectativa é de que o Fed mantenha sua taxa básica na faixa atual de 5,25% a 5,50% em sua próxima reunião de política monetária.

De acordo com o Fed de St. Louis, a inflação em fevereiro subiu para uma taxa anual de 2,5%, enquanto um indicador que exclui os componentes mais voláteis de alimentos e energia subiu para uma taxa anual de 2,8%. Ainda assim, o cenário econômico dos Estados Unidos permanece cauteloso diante da incerteza em relação à inflação e às políticas monetárias a serem adotadas.

Compartilhe Isso
- Advertisement -