Candeias: pacientes fazem triagem para cirurgias oftalmológicas em mutirão na Ver Melhor

Por Redação
2 Min

Os pacientes com indicação para cirurgias de catarata, pterígio ou YAG Laser participaram na manhã desta quarta-feira (08/12) do mutirão na Clínica Oftalmológica Municipal Ver Melhor para consultas, exames e agendamentos dos procedimentos. De acordo com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Candeias, foram realizados 118 atendimentos das pessoas que começarão a ser operadas a partir da terça-feira (14/12), em outra unidade de saúde.

De acordo com o médico oftalmologista Luís Antônio Bastos Almeida, é de suma importância a triagem para a realização das cirurgias. “Na triagem para cirurgia de catarata, a gente consegue detectar outras doenças também. A catarata, que é causada pelo envelhecimento do cristalino, é uma doença reversível com cirurgia. Já o glaucoma precisa ser tratado com colírio ou cirurgia, porém a perda de visão é gradativa e pode ser controlada”, explicou.

O paciente Inácio Ferreira contou que não imaginava que teria que operar as vistas. "Eu não sabia que precisava fazer a cirurgia de catarata e agora vou fazer de forma rápida. Graças a Deus o médico disse que não é algo grave, mas preciso cuidar", ressaltou ele. Já dona Idenilza Matos, de 53 anos, saiu do consultório com recomendações. “Além da cirurgia de catarata, o médico também pediu para eu me consultar no endocrinologista por causa do diabetes. Foi bom vir aqui e o atendimento foi muito rápido.", avaliou ela.

O secretário de Saúde, Marcelo Cerqueira, avaliou o trabalho. “Esta é uma valiosa iniciativa para desafogar a demanda reprimida por cirurgias oftalmológicas, que estavam também suspensas por conta da pandemia. Vai trazer qualidade de vida para nossos cidadãos, que vão ter sua saúde ocular restabelecida”, destacou ele.

Compartilhe Isso
- Advertisement -