Superação de Futebol de Amputados: Quatro equipes baianas se enfrentam neste fim de semana

Por Redação
3 Min

A Taça Superação de Futebol de Amputados 2024 está acontecendo neste final de semana na Arena Real Brasil, na cobertura do Shopping da Bahia. A competição, que teve início na sexta-feira (26), e se estenderá até domingo (28), conta com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Adelmare Junior, coordenador do Núcleo de Paradesporto da Sudesb, enfatiza a importância da realização do torneio. “É o primeiro campeonato do ano na categoria de futebol para amputados e serve como preparação para as equipes da Região Metropolitana competirem no Campeonato Baiano, na Copa do Nordeste e no Campeonato Brasileiro da modalidade. A Sudesb se preocupa não apenas com a iniciação esportiva e a inclusão no paradesporto, mas também com a preparação e participação em competições de alto nível,” explica.

As equipes do Bahia, Camaçari, Tigres e Vitória se enfrentarão em jogos de fase de grupos, e os dois melhores times disputarão a final no domingo (27) às 10h. Na primeira rodada, o Vitória venceu o Tigres por 2×0, enquanto o Bahia ganhou do Camaçari por 5×2.

Alex da Silva, jogador do Vitória, comemorou a vitória e demonstrou otimismo para o restante do torneio. “Estamos começando bem. Vamos lutar pelo título. Essa parceria com a Sudesb é um sucesso. Convido o público a comparecer ao longo do final de semana. Teremos grandes jogos. O calendário está cheio, e contamos com o apoio da Sudesb,” destaca.

Apesar da derrota, Alisson dos Santos, capitão do Tigres, primeiro time de futebol de amputados do estado, está entusiasmado com a competição e o calendário. “É uma competição de alto nível e pioneira na região. No próximo mês, teremos a Copa do Nordeste. É muito importante, resgatando vidas e melhorando a qualidade de vida dos atletas. Fico feliz em praticar o esporte que amo e jogar com um calendário repleto,” afirma.

Neste sábado (27), acontecerão a segunda e terceira rodadas, respectivamente, às 10h e às 14h. Na segunda rodada, o Vitória enfrentará o Camaçari, e o Bahia jogará contra o Tigres. Na última rodada, teremos o clássico BaVi no futebol de amputados e a partida entre Tigres e Camaçari. Luciano Reis, organizador do evento, agradece o apoio da Sudesb para a realização do evento e do calendário.

“O apoio da Sudesb na realização de eventos promove a inclusão social, proporcionando autonomia às Pessoas com Deficiência. Os torneios incentivam o público PcD a praticar esportes. Valoriza-nos como indivíduos e demonstra à sociedade que a Sudesb é um órgão inclusivo. É fundamental, pois quando alguém perde uma perna, muitas vezes se sente incapaz, e o esporte pode mudar essa visão,” finaliza Luciano.

Fonte: Ascom/Sudesb

Compartilhe Isso