E-book sobre boas práticas e integridade em pesquisa científica: guia completo e atualizado

Por Redação
2 Min

O professor Jair Rodrigues Garcia Júnior, da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), de Presidente Prudente, lançou o e-book “Condutas de boas práticas e integridade em pesquisa científica” (Editora Longevidade) para orientar pesquisadores sobre a condução de pesquisas respeitando as boas práticas.

Na experiência de 23 anos como professor e pesquisador, percebeu-se que nem todas as ‘regras’ para a condução de pesquisas, desde o projeto até a publicação, respeitando integridade e ética, são repassadas aos pesquisadores mais novos. Essas regras não estavam reunidas em nenhum manual, daí a ideia de elaborar esse e-book. O livro aborda aspectos diversos relacionados à ética e à integridade na condução, avaliação e divulgação da pesquisa científica, além dos valores indissociáveis da pesquisa científica e diretrizes para a sua realização respeitando as boas práticas.

As orientações podem ser úteis para estudantes elaborando o trabalho de conclusão de curso e estagiários de iniciação científica, mas também são indicadas aos pesquisadores mais experientes, principalmente para orientação dos mais jovens. O e-book aborda informações e exemplos sobre plágio, autoplágio, autoria e ordem dos autores em artigos, manipulação de dados, avaliação de projetos de pesquisa e artigos científicos, aprovação ética pelos comitês, fracionamento de resultados e submissão duplicada na divulgação, elaboração por terceiros, publicação em revistas predatórias e outros tópicos.

O e-book está disponível na plataforma Hotmart e custa R$ 18,90.

Informações da Agência FAPESP

Compartilhe Isso
- Advertisement -