Polícia Civil leva tecnologia e atuação conjunta para micareta de Feira

Por Redação
3 Min

Com um investimento de R$ 1,5 milhão, a Polícia Civil promoverá a modernização e inteligência policial durante sua atuação na Micareta de Feira de Santana 2024. Para garantir a segurança do evento, mais de dois mil policiais serão empregados, com foco nas atividades de atendimento ao público, formalização de procedimentos policiais e investigação especializada de crimes que possam ocorrer, principalmente no combate a grupos criminosos.

A estrutura operacional da Polícia Civil contará com a integração dos Departamentos de Polícia do Interior (Depin), de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), Especializado de Investigações Criminais (DEIC), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV).

Doze postos provisórios serão instalados especificamente para a Micareta de Feira de Santana 2024, incluindo os Postos Policiais Integrados (PPIs), as Centrais de Flagrante (CFs), as Delegacias Especiais de Área (DEAs) e os Postos do Serviço Especializado de Respeito à Grupos Vulnerabilizados e Vítimas de Intolerância e Racismo (SERVVIRs). O Posto Resposta Operacional e Tática e Gerenciamento de Riscos (PROTEGER) será a base das operações.

Uma das principais ferramentas de monitoramento será o Posto Avançado de Gestão Estratégica (POPC), que funcionará como centro de tomada de decisões, com tecnologias embarcadas para agilizar a tomada de decisões estratégicas. Policiais disfarçados irão identificar possíveis ameaças entre os foliões, enquanto equipes posicionadas em pontos estratégicos orientarão as ações no circuito da Micareta.

Continua depois da Promoção

O Cyber Monitoramento utilizará tecnologias de monitoramento eletrônico para acompanhar comunicações suspeitas em redes sociais e fontes abertas, antecipando situações que possam comprometer o evento. O assistente virtual “Paulo César 2.0” será ampliado para atender em inglês e espanhol, orientando os baianos e turistas presentes na Micareta.

Para registrar ocorrências de perdas, extravios de documentos e outros crimes, os participantes poderão acessar a Delegacia Virtual, que oferece mais de 15 tipos de registros. A Polícia Civil da Bahia estará presente para garantir a segurança e a tranquilidade de todos os envolvidos no evento.

Fonte: Tony Silva/Ascom/PC

Compartilhe Isso
- Advertisement -