Rascunho automático

Dia D de vacinação contra gripe este sábado em Salvador e no interior da Bahia

Por Redação
4 Min

Neste sábado (13/4), o Brasil se prepara para o Dia D da vacinação contra a influenza (gripe), com a Bahia sendo um dos estados que terá mais de 300 municípios com postos de imunização, segundo a secretaria estadual da Saúde (Sesab). Em Salvador, mais de 60 postos estarão disponíveis para a aplicação das doses, que também incluirão a vacina contra a dengue.

Continua depois da Promoção

O público-alvo, conforme definição do Ministério da Saúde, é composto por crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, comunidades quilombolas, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

Para a vacinação contra a dengue, a dose estará disponível para crianças e pré-adolescentes de 10 a 14 anos, sendo necessária a presença dos pais ou responsável legal durante a aplicação. A vacinação contra a dengue será realizada exclusivamente nas unidades de saúde.

Em Salvador, algumas orientações específicas foram divulgadas para os diferentes grupos:

Continua depois da Promoção

– Gestantes não precisarão comprovar sua situação gestacional, bastando a informação sobre o estado de gravidez;
– Para puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), deverá ser apresentado um documento que comprove o puerpério;
– Idosos com 60 anos ou mais deverão apresentar um documento que comprove a idade;
– Pessoas com doenças crônicas e condições especiais devem comprovar a comorbidade através de relatório médico, prescrição ou resultado de exames;
– Pessoas com deficiência permanente são aquelas com limitações motoras, auditivas, visuais ou intelectuais que causem dificuldades em suas atividades habituais.

Em Salvador, diversos postos de saúde estarão disponíveis para a vacinação, como no bairro de São Caetano/Valéria, Centro Histórico, Pau da Lima, Itapuã, Brotas, Subúrbio Ferroviário, Liberdade, Cabula/Beiru, Cajazeiras, Itapagipe e Barra/Rio Vermelho. Além disso, haverá pontos fixos em locais como shopping e supermercados para a aplicação das doses.

Para celebrar o Dia D, a Sesab realizará ações em Lauro de Freitas, com a presença do Zé Gotinha, nas Unidades de Saúde da Família (USF) São Judas Tadeu e Vida Nova.

A coordenadora de Imunização da Sesab, Vânia Rebouças, destaca a importância da vacinação, informando que o público-alvo na Bahia é de aproximadamente 5 milhões de pessoas. Até o momento, foram recebidas mais de 2,7 milhões de doses, porém apenas cerca de 360 mil doses foram aplicadas, representando apenas 7% do público-alvo.

As secretarias municipais dos municípios definirão o horário de funcionamento dos postos de vacinação, bem como a disponibilidade de outras vacinas, de acordo com as estratégias locais. É essencial que a população compareça aos postos de vacinação para garantir a proteção contra a gripe e a dengue.

Siga nossas transmissões ao vivo no site www.aratuon.com.br/aovivo, assim como em nossas redes sociais no Instagram, Facebook e Twitter. Para sugestões de pauta, entre em contato via WhatsApp no número (71) 99940-7440.

Este artigo foi originariamente publicado em Aratu Online.

Compartilhe Isso
- Advertisement -