SAO JOAO
SAO JOAO

Diálogo entre Cônsul Geral do Peru e Governo da Bahia sobre Política Migratória

Por Redação
3 Min

Cônsul Geral do Peru no Brasil, Carlos Garcia Castilho, foi recebido pelos secretários de estado Felipe Freitas (SJDH) e Ângelo Almeida (SDE), nesta quinta-feira (16)

Na última quinta-feira (16), o Cônsul Geral do Peru no Brasil, Carlos Garcia Castilho, foi recebido pelos secretários de estado Felipe Freitas (Justiça e Direitos Humanos – SJDH) e Ângelo Almeida (Desenvolvimento Econômico – SDE). A reunião teve como objetivo estreitar relações e colaborar com as políticas públicas de assistência à Comunidade Peruana residente na Bahia.

Com a presença do Cônsul, que estava no Brasil para cumprir outra agenda, foram discutidas ações conjuntas em relação à pauta econômica, turística, educacional e de Migrantes, Refugiados e Apátridas no estado, direcionadas às comunidades peruanas. De acordo com Castilho, há cerca de 600 pessoas de nacionalidade peruana vivendo na Bahia, com a maior concentração em Salvador. No entanto, não há um mapeamento sistematizado da situação de possíveis casos de migrantes refugiados, o que ressalta a importância do diálogo com o governo local.

Durante o encontro, o Cônsul destacou a importância de fortalecer o mapeamento das comunidades peruanas na Bahia e aprimorar o acesso às políticas públicas, além de promover o turismo de negócios. O secretário Felipe Freitas (SJDH) ressaltou a importância de ter um selo de ‘Estado Acolhedor’ e mencionou as ações desenvolvidas pelo Governo nesse sentido. Ele destacou o Núcleo de atendimento da SJDH voltado para a política de migrantes, assim como a realização da Conferência Estadual de Migrações, Refúgio e Apatridia.

Já o secretário Ângelo Almeida (SDE) enfatizou as possibilidades de relações entre o governo e as comunidades peruanas no campo da economia, visando fortalecer a subsistência e permanência dessas pessoas na Bahia. Ele ressaltou a importância do diálogo com a comunidade peruana e a expectativa de intensificar a discussão sobre turismo de negócios, lazer e gastronomia.

A visita do Cônsul Geral do Peru no Brasil foi marcada por diálogos construtivos e ações que visam fortalecer o apoio às comunidades peruanas na Bahia, além de promover a integração e o desenvolvimento desses grupos no estado.

Compartilhe Isso
- Advertisement -