Entrega de 101 casas reformadas pelo Morar Melhor em Pirajá por Bruno Reis

Por Redação
6 Min

Pela quarta vez, o bairro de Pirajá é contemplado com o programa Morar Melhor, beneficiando pessoas em situação de vulnerabilidade da região. Na manhã deste sábado (18), foi a vez da comunidade de Nova Gersina celebrar a entrega de 101 casas reformadas, com a presença do prefeito Bruno Reis e demais autoridades municipais. No total, 426 imóveis em situação precária já foram reformados pela Prefeitura de Salvador na comunidade.

Uma das beneficiárias foi a feirante aposentada Elovaldina Oliveira Silva, de 85 anos, mais conhecida como dona Lô. Residente no bairro há quatro décadas, ela estava bastante emocionada ao relatar que não esperava ver as intervenções que foram feitas no lar onde reside. “Já chorei muito de alegria, não esperava receber este presente, foi uma grande surpresa. Gostei muito. Meu sentimento maior é de gratidão”, disse.

O prefeito Bruno Reis lembrou que o depoimento de dona Elovaldina foi parecido com o de muitas famílias contempladas com o programa. “Famílias que, em um dia de chuva como esse, tinham que colocar a cama para o lado, botando um balde para conter a goteira. Muitos dizem ‘chovia até mais dentro de casa do que fora’. A casa de dona Lô praticamente não tinha banheiro. E nós colocamos banheiro, fizemos esgoto, pintura, telhado novo, porta, janela e agora ela mora com toda dignidade”.

O gestor lembrou que, em todas as etapas do programa, o bairro de Pirajá foi contemplado. “Talvez seja um dos poucos bairros que, nas quatro etapas do Morar Melhor, se fez presente. Porque as famílias precisam, o bairro e as casas atendem os critérios técnicos do programa. Casas que sofrem com infiltração e fata de infraestrura, e mudamos essa realidade”.

Vizinha e filha de dona Lô, a diarista Telma Ferreira, de 47 anos, também teve a casa requalificada. “Eu não tenho o que falar. Só o que fez por mim e pela casa da minha mãe, e cobriu o meu telhado, está ótimo. Traz uma segurança maior em dia de chuva também”.

Demais intervenções – O prefeito também autorizou intervenções da Prefeitura no bairro. “Pretendemos instalar aqui um Multicentro de Saúde, com consultas especializadas e exames das mais diversas áreas. Também vamos reformar e colocar grama sintética no Campo do Irecê, e a praça General Labatut, já visando os festejos do 2 de Julho”, declarou Bruno Reis.

*Balanço e critérios* – Recentemente, a gestão municipal entregou 150 casas em Mirantes de Periperi e outras 100 no Calafate, beneficiando 250 famílias somente nestes dois locais. Desde que iniciou as atividades, em 2015, o Morar Melhor, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), já ultrapassou a marca de 50 mil unidades habitacionais reformadas em cerca de 300 localidades da capital baiana. Por meio do programa, são executados serviços como pintura e reboco, colocação de novo telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário, dentre outros itens.

Os critérios adotados para contemplar programa são a precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE 2010; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha da pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família; maior densidade habitacional e precariedade habitacional obtida pela observação de campo. Não são contemplados imóveis em situação de risco, de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.

Na manhã deste sábado (18), o bairro de Pirajá foi agraciado pelo programa Morar Melhor da Prefeitura de Salvador pela quarta vez, trazendo melhorias para 101 casas na comunidade de Nova Gersina. A entrega contou com a presença do prefeito Bruno Reis e outras autoridades municipais, sendo celebrada pelos moradores beneficiados.

Entre os contemplados estava a feirante aposentada Elovaldina Oliveira Silva, conhecida como dona Lô, de 85 anos, que expressou sua emoção ao ver as intervenções feitas em sua residência após quatro décadas de moradia no local. O prefeito Bruno Reis destacou a importância do programa ao proporcionar dignidade e condições adequadas de moradia para famílias como a de dona Lô.

Além de dona Lô, a diarista Telma Ferreira, vizinha e filha da feirante, também teve sua casa requalificada, trazendo mais segurança e conforto para sua família. O prefeito anunciou ainda futuras intervenções no bairro, como a instalação de um Multicentro de Saúde, a reforma do Campo do Irecê e da praça General Labatut.

Recentemente, 150 casas em Mirantes de Periperi e 100 no Calafate foram entregues, beneficiando 250 famílias. Desde 2015, o Morar Melhor já reformou mais de 50 mil unidades habitacionais em diversas localidades de Salvador, promovendo melhorias como pintura, novos telhados, portas, janelas, pias e vasos sanitários.

Os critérios para participar do programa levam em consideração a precariedade dos bairros, a predominância de domicílios em situação vulnerável e a renda das famílias, visando atender aqueles que mais necessitam. A iniciativa tem transformado a realidade de diversas comunidades na capital baiana, proporcionando moradias dignas e melhor qualidade de vida para seus habitantes.

Compartilhe Isso
- Advertisement -