Após PIB baixo, Bovespa fecha em baixa seguindo exterior

Por Redação
2 Min

O Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) encerrou o pregão desta sexta-feira (30) em baixa, seguindo o comportamento das bolsas dos Estados Unidos, e também pressionado pelo baixo crescimento da economia brasileira no terceiro trimestre.

Continua depois da Promoção

O indicador terminou o dia com baixa de 0,65%, aos 57.474 pontos. O volume negociado foi de R$ 14,27 bilhões. Com isso, o índice acumulou alta de 0,71% em novembro e marcou alta de 1,27% no ano.

As ações da Eletrobrás foram destaque no pregão, com valorização de 23%, depois que o governo decidiu, na véspera, rever as condições para que as empresas de energia participem do plano que pretende reduzir a conta de luz no país entre 16,2% e 28% a partir de 2013.

PIB baixo
Os mercados acompanhou o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro do terceiro trimestre, que cresceu 0,6% ante os três meses anteriores – abaixo dos cerca de 1% previstos pelo governo e pelos analistas.

Continua depois da Promoção

O resultado do PIB veio muito abaixo do esperado pelo mercado, com a pior retração dos investimentos em mais de três anos.

“O número é muito ruim”, afirmou o economista-chefe do Espírito Santo Investment Bank, Jankiel Santos. “O governo com certeza vai ficar preocupado”, acrescentou.

O dado deixou investidores receosos com as perspectivas para a retomada da economia doméstica, abrindo espaço para realização de lucros, após o Ibovespa ter avançado mais de 2% na véspera.

Compartilhe Isso
- Advertisement -