Rascunho automático

Powell afirma que pode demorar mais para ter certeza sobre a queda da inflação

Por Redação
2 Min

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, declarou nesta terça-feira (16) que a série de dados decepcionantes, que revelam uma inflação mais forte do que o previsto nos Estados Unidos, indica que a autoridade monetária provavelmente necessitará de mais tempo do que inicialmente estimado para confirmar que a inflação está progredindo em direção à meta de 2%.

Continua depois da Promoção

“Os dados recentes claramente não nos forneceram maior confiança e sugerem que provavelmente levará mais tempo do que o esperado para alcançar essa confiança”, afirmou Powell durante um evento realizado no The Wilson Center, em Washington, sobre as relações econômicas entre EUA e Canadá.

Powell acrescentou que, enquanto a inflação não mostrar mais avanços, “podemos manter o nível atual de restrição pelo tempo que for necessário”.

A expectativa é de que o Fed mantenha a taxa básica inalterada em sua próxima reunião, agendada entre 30 de abril e 1º de maio, porém os investidores estão ansiosos por qualquer indicação sobre quando uma redução poderá ocorrer. Os comentários de Powell sugerem que essa redução não ocorrerá em breve.

Continua depois da Promoção

“Se a inflação mais alta persistir, poderemos manter o atual nível de restrição pelo tempo que for necessário”, declarou Powell. “Ao mesmo tempo, temos um espaço significativo para flexibilizar caso o mercado de trabalho enfraqueça inesperadamente.”

Portanto, a postura do Fed permanece cautelosa diante dos desafios econômicos e da incerteza em relação à inflação nos Estados Unidos, mantendo-se aberto a ajustes conforme necessário. É importante acompanhar de perto os próximos passos do banco central americano e as decisões que serão tomadas para garantir a estabilidade econômica do país.

Compartilhe Isso
- Advertisement -