Na manhã de quarta-feira (12/03), a Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEMID), em parceria com a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), promoveu uma ação de conscientização na Praça Dr. Gualberto, com enfoque nos serviços de prevenção e combate à violência contra as mulheres.
Ana Paim, secretária da SEMID, e a Delegada Drª. Franciny Clementino, juntamente com a equipe técnica, distribuíram panfletos informativos e interagiram diretamente com o público, abordando as diversas formas de violência e os canais de denúncia disponíveis.
Entre os recursos de denúncia, Ana Paim destacou o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), que oferece apoio psicológico e social e está localizado na Rua Constantino Pacheco (Antigo Espaço Fenix).
Leia Também
Segundo a delegada, a ação visava celebrar o mês especial e também orientar as mulheres sobre seus direitos. “Estamos aqui para ressaltar a importância do acolhimento às mulheres, não apenas às vítimas de violência, mas a todas de forma geral. As mulheres que estão sofrendo violência podem contar com o apoio da Delegacia Especial, localizada no bairro Santo Antonio”, enfatizou Franciny.
“Ei, não sofram caladas. Denunciem, a violência doméstica não espera para chegar a extremos, os sinais são perceptíveis desde o início, com palavras ofensivas e difamatórias”, acrescentou.
Os canais de denúncia, como o número 180, que combate a violência contra as mulheres, funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana. Além disso, as vítimas podem ligar para o 190 ou buscar ajuda pessoalmente nas delegacias.
[Imagens da ação de conscientização na Praça Dr. Gualberto]