Rascunho automático

Estudante de São Francisco do Conde é destaque em evento acadêmico de engenharia

Por Redação
4 Min

Lucas Calmon, estudante de Engenharia, da Escola Politécnica da UFBA, está mais uma vez levando o nome de São Francisco do Conde aos eventos acadêmicos que participa. Dessa vez, o jovem está na Baja SAE BRASIL, onde, juntamente com sua equipe, está apresentando um projeto de construção e ajuste de bólido monoposto off-road (um carro incrementado com recursos que o tornam veloz ou potente), na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. A ação acadêmica tem por objetivo prover aos estudantes a oportunidade de aplicar o que é aprendido em sala de aula na prática, bem como vivenciar problemas construtivos e de projetos que possam instigá-los a melhor compreensão sobre suas formações e, consequentemente, oferece-los uma melhor preparação para o mercado de trabalho.

Continua depois da Promoção

lucas-calmon1

Sinto muito orgulho de estar representando a Bahia e a minha cidade de São Francisco do Conde na Competição Regional BAJA SAE Nordeste. A universidade exige muito de mim e com isso eu acabo ficando mais tempo no ambiente acadêmico do que no meu ambiente familiar. Mas, a cada conquista como essa, sinto-me mais encorajado a permanecer lutando e levando o nome da família e da minha cidade no peito. Além disso, eu tento encorajar meus conterrâneos a entrarem na área de Engenharia, pois estamos muito carentes de profissionais na área”, alerta Lucas Calmon. Ele ainda fala sobre o desempenho da equipe: “a cada ano buscamos aperfeiçoar e melhorar o nosso desempenho nas competições, como aconteceu no ano passado, na competição Regional Nordeste BAJA SAE, onde fomos a segunda melhor universidade e o terceiro melhor protótipo de uma competição com mais de 25 universidades participantes. Este ano no Nacional BAJA SAE conseguimos elevar nosso projeto em 13 colocações no ranking geral, se comparado com a nossa participação no ano de 2014”. E, o estudante agradece: “agradeço o apoio da minha família, amigos e também aos representantes do poder publico da minha cidade, os quais tenho muitos como amigos, e que vibram junto comigo a cada uma dessas conquistas”, finalizou.

O evento começou no último dia 05 de novembro e segue até o próximo domingo, 13.

lucas-calmon11

Sobre a Baja SAE BRASIL

Continua depois da Promoção

O programa Baja SAE BRASIL é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. E o mais estimulante é que as equipes vencedoras são convidadas a participar da competição internacional, nos Estados Unidos. No Brasil a competição nacional recebe o nome de Competição Baja SAE BRASIL e as competições regionais são nomeadas como Etapa Sul, Sudeste e Nordeste.

O projeto que já existe há 15 anos objetiva ainda complementar a capacidade de execução do desenvolvimento de um produto, abordando sua concepção, viabilidade no mercado, projeto, análises, fabricação, testes e validações. Neste projeto existem subdivisões, organizadas pelos próprios times, onde cada um deles é tratado como um segmento do desenvolvimento automotivo; são eles: Linha de Tração, Suspensão/Direção, Freio, Estrutura, Design e Gerenciamento de Projeto.

Compartilhe Isso
- Advertisement -