A endometriose, uma doença que afeta 10% das mulheres brasileiras em idade reprodutiva, foi o tema da entrevista realizada na manhã desta segunda-feira (10/6) no estúdio do programa Bom Dia Bahia, da TV Aratu.
O apresentador Casemiro Neto conversou com a ginecologista Sofia Andrade, que destacou a importância do diagnóstico e tratamento desta enfermidade, que consiste em uma inflamação uterina capaz de comprometer a qualidade de vida das mulheres.
Durante a entrevista, a especialista ressaltou que a endometriose, embora seja uma condição bastante comum, muitas vezes acaba sendo subdiagnosticada devido ao fato de que seu sintoma principal, a cólica menstrual, costuma ser considerado normal pelas mulheres.
“Dor intensa durante a menstruação não é algo que deve ser encarado como comum, é importante que seja avaliada, pois muitas vezes está associada à presença da endometriose”, enfatizou a médica.
Diversos fatores podem contribuir para o desenvolvimento da endometriose, sendo que a especialista salientou que um deles está relacionado com a hereditariedade.
“Em grande parte dos casos, a causa genética está associada a outros fatores, como o ambiente em que a mulher vive, sua alimentação, seu estilo de vida e questões imunológicas”, explicou a doutora.
Além de ser uma doença inflamatória, a endometriose é crônica e pode afetar de maneira significativa a qualidade de vida sexual das mulheres, de acordo com a médica.
No geral, é fundamental conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da endometriose, já que isso pode contribuir para uma melhora significativa na qualidade de vida das pacientes afetadas por essa condição.
A entrevista completa com a ginecologista Sofia Andrade está disponível no site da TV Aratu, onde é possível conferir mais informações e dicas sobre a endometriose.
Por fim, é importante ressaltar a relevância de ampliar o debate e a divulgação de informações sobre a endometriose, a fim de conscientizar a população sobre essa condição e promover a saúde e o bem-estar das mulheres afetadas.