Consulta pública virtual para elaboração da LDO 2025 em Lauro de Freitas.

Por Redação
3 Min

Prefeitura de Lauro de Freitas convida munícipes para participar da consulta pública

Continua depois da Promoção

A fim de estreitar a relação entre a gestão municipal e os cidadãos de Lauro de Freitas, a Prefeitura da cidade está convocando todos os munícipes a participar da consulta pública 2024. Esse processo tem como objetivo elaborar o projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício da gestão no ano de 2025. A iniciativa visa garantir a transparência e a participação da população na definição das diretrizes orçamentárias do município.

A consulta pública será conduzida pela Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ) e estará disponível de forma online no site da Prefeitura de Lauro de Freitas, no período de 17 a 30 de abril. Durante esse período, os munícipes terão a oportunidade de contribuir na definição das prioridades que serão contempladas na LDO. Entre as principais questões que poderão ser abordadas estão o equilíbrio entre receitas e despesas, as regras para as despesas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, o aumento de despesas com pessoal, o repasse de verbas da União para estados, municípios e entidades privadas, bem como as prioridades de financiamento pelos bancos públicos.

O secretário da SEFAZ, Luiz Cláudio, explicou a importância da Consulta Pública 2024 e como a participação dos cidadãos pode influenciar nas decisões orçamentárias. Segundo ele, a LDO é fundamental para fazer projeções e trabalhar com indicadores que demonstram as propostas em relação ao orçamento municipal. É por meio dessas projeções que é possível analisar as dimensões orçamentárias, levando em consideração fatores como a inflação, o crescimento do PIB nacional e os indicadores sociais.

Continua depois da Promoção

Para Luiz Cláudio, a participação popular na projeção orçamentária é essencial para que a gestão municipal possa planejar de forma mais eficiente os anos seguintes, especialmente o ano de 2025, mas também considerando os anos posteriores. Ele ressalta que as informações obtidas por meio da participação dos munícipes são estratégicas para identificar as principais demandas e prioridades da cidade que serão contempladas no orçamento.

Portanto, a consulta pública 2024 é uma oportunidade para os cidadãos de Lauro de Freitas contribuírem ativamente na definição das diretrizes orçamentárias do município para o próximo ano. A participação de todos é fundamental para garantir uma gestão mais transparente, democrática e alinhada com as reais necessidades da população. Acesse o site da Prefeitura e faça parte desse processo de construção coletiva.

Compartilhe Isso
- Advertisement -