banner

Governador Jerônimo Rodrigues destaca potencial da Bahia para investimentos em tecnologia na China

4 Min

No seu primeiro dia de trabalho na China, o governador Jerônimo Rodrigues se dirigiu, nesta segunda-feira (12), a um público de aproximadamente 400 empresários chineses, destacando o vasto potencial energético da Bahia e as oportunidades de investimento em alta tecnologia que essa riqueza proporciona. O Seminário Empresarial China – Brasil, organizado pela Apex Brasil, agência responsável pela promoção de exportações e investimentos, configura uma ação estratégica para a busca de novos negócios e o fortalecimento das relações bilaterais entre os dois países, com a Bahia se firmando como um importante ponto de atração para os investimentos chineses.

A ação também contou com a presença de autoridades governamentais e representantes ministeriais. Com 98% de sua energia proveniente de fontes renováveis, a Bahia se destacou na produção de energia limpa, apresentando os avanços no que diz respeito à transição energética e à sustentabilidade. Jerônimo Rodrigues sublinhou o papel de liderança do estado nessa área, ressaltando as qualidades da Bahia e as preparações realizadas para acolher investimentos internacionais.

“Apresentei a nossa experiência dos últimos 20 anos, mostrando o que fizemos para criar um ambiente legislativo seguro para quem deseja investir, contando com incentivos fiscais. Enfatizei também a qualidade da mão de obra e a localização geográfica privilegiada da Bahia”, afirmou o chefe do executivo baiano.

A Bahia, que já abriga investimentos significativos como a fábrica da BYD e da Goldwind em Camaçari, despertou o interesse de várias empresas que buscaram a comitiva baiana para discutir em maior profundidade as possibilidades de investimento no estado. A expectativa é que o encontro resulte em avanços nas áreas de química e petroquímica, inovação tecnológica, inteligência artificial e desenvolvimento sustentável, sinalizando uma nova fase de cooperação bilateral entre a Bahia e a China.

“Estou aqui representando o Brasil e a Bahia, buscando recursos que poderão ser investidos em nosso estado, promovendo a geração de emprego e renda, além de levar a marca do potencial da Bahia e do Brasil para o mundo”, acrescentou o governador.

Antes do seminário, Jerônimo Rodrigues participou de três reuniões com o presidente Lula e com empresas interessadas em investir no Brasil. Uma das reuniões resultou na parceria da Windey Energy com o SENAI-CIMATEC para a criação de um centro de pesquisa e desenvolvimento em energia eólica na Bahia. Essa iniciativa visa fomentar a colaboração tecnológica e desenvolver soluções inovadoras em energia renovável, incluindo armazenamento energético e projetos de geração híbrida, que combinam energia eólica e solar.

Ao final do dia, o governador prestigiou o encerramento do Seminário Empresarial China – Brasil, que contou com um pronunciamento do presidente Lula direcionado aos empresários chineses. “Este fórum é mais uma demonstração da importância que atribuimos à relação entre nossos países. A construção dessa aliança econômica entre a China e o Brasil é irreversível; daqui em diante, só tende a crescer. Queremos comprar mais e vender mais para a China”, afirmou Lula.

Compartilhe Isso