Luís Fernandes exalta competição no país e diz que foi preciso superar um complexo de inferioridade de muitas pessoas, que não acreditavam no feito.
O secretário especial da Copa do Mundo, Luís Fernandes, disse que a conquista do Brasil para sediar a competição de 2014 foi muito mais complexa do que se pode imaginar. Segundo ele, que participou da divulgação do pôster oficial na tarde desta quarta-feira, no Rio de Janeiro, foi preciso superar um complexo de inferioridade de algumas pessoas, que não acreditavam que o país teria condições de organizar um evento tão importante.
– Nós temos um acompanhamento feito com muito critério e o balanço é positivo. São 12 cidades-sede e as dificuldades que surgem são devido a um país continental como o Brasil. Tivemos que superar um complexo de inferioridade no Brasil. No futebol, conseguimos superar isso, mas ainda tem uma imagem de fora. Não somos menores do que ninguém. Nossa mensagem tem que ser confiante.
Representante do governo federal no Comitê Organizador Local (COL), Luís Fernandes afirmou que as últimas reuniões foram fundamentais para reafirmar o comprometimento do país em realizar a maior Copa do Mundo de todos os tempos.
– Tanto esta reunião quanto a sequência de visitas são importantes, pois foram realizadas nos 500 dias para a Copa. Entramos em uma fase decisiva. Um ponto que foi discutido foi a necessidade de avançarmos na integração dos planos operacionais. Aceitamos fazer uma reunião em cada uma das cidades-sede da Copa das Confederações. Houve um relato do andamento da infraestrutura do evento, dos aeroportos e das iniciativas do governo para o abastecimento de energia durante a Copa do Mundo. As noticias são tranquilizadoras. Também foi bastante marcante ver um dos estádios da Copa (Castelão) sediar dois jogos. O clima de ver o estádio, que saiu do chão, foi belíssimo. É uma emoção que marca essa visita. O evento será um sucesso e esse é o grande legado..
Ainda, para ele, é inadequado tentar relacionar a tragédia na boate de Santa Maria com os preparativos para a Copa do Mundo.
– É um luto nacional. Essa tragédia em Santa Maria não tem nada com a preparação da Copa. Todos os estádios foram concebidos com o que existe de mais moderno no mundo. Tragédias já aconteceram na França, no Japão, na Rússia, na China… Porque ninguém pergunta se eles têm condições de receber Copa e Olimpíadas. Temos todas as condições de realizar a Copa com todos os requisitos de segurança.
Além do pôster oficial da Copa, a Fifa e o Comitê Organizador da Local anunciaram nesta quarta-feira, em coletiva realizada em São Conrado, na Zona Sul do Rio de Janeiro, os embaixadores do Mundial de 2014: os ex-jogadores Carlos Alberto Torres, Bebeto, Ronaldo, Zagallo e Amarildo, além daa atacante Marta, eleita cinco vezes a melhor jogadora do mundo.
fonte: Globoesporte.com