Rascunho automático

Aprovado Título de Cidadão Soteropolitano a Joaquim Barbosa

Por Redação
1 Min

 

Novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Joaquim Barbosa, mineiro do município de Paracatu, terá em breve também a cidadania soteropolitana. Projeto de resolução com esse objetivo (nº 70/12) foi apresentado pelo vereador Sandoval Guimarães (PMDB) e aprovado pela Câmara de Salvador na tarde desta quarta-feira (28).

Continua depois da Promoção

Primeiro negro a presidir a instância máxima da Justiça brasileira, Joaquim Benedito Barbosa Gomes receberá, em data ainda a ser definida, o Título de Cidadão da cidade mais negra fora da África pelo exemplo de resistência e enfrentamento ao preconceito racial. De origem humilde, um dos oito filhos do pedreiro Joaquim e da dona de casa Benedita, Joaquim Barbosa nunca aceitou ser discriminado e se valeu da educação para mudar o destino, traçando uma trajetória de sucesso.

Ainda criança, ajudava o pai a fazer tijolos, mas não se descuidava dos estudos, interessando-se, entre outras coisas, por línguas estrangeiras. Em 1971, se mudou para Brasília, onde finalmente conseguiu realizar o sonho de concluir o 2º grau. Aprendeu a falar francês, inglês, alemão e espanhol, formou-se em direito e foi aprovado no concurso para o Itamaraty.

boçãonews

Continua depois da Promoção
Compartilhe Isso
- Advertisement -