Formiga assume a diretoria de Políticas de Futebol Feminino no Ministério

Por Redação
2 Min

A ex-volante da seleção brasileira de futebol feminino Miraildes Maciel Mota, mais conhecida como Formiga, foi nomeada na última terça-feira (20) para o cargo de diretora de Políticas de Futebol e de Promoção do Futebol Feminino no Ministério do Esporte. Essa responsabilidade está vinculada à Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, um espaço fundamental para o desenvolvimento do esporte no Brasil.

Formiga assume a função anteriormente ocupada por Mariléia dos Santos, conhecida como Michael Jackson, também ex-jogadora da seleção brasileira. Considerada uma das principais referências do futebol feminino mundial, Formiga construiu uma carreira notável e uma trajetória longa e repleta de conquistas que solidificaram seu legado na história do esporte.

Durante mais de duas décadas representando a seleção brasileira, Formiga participou de sete Copas do Mundo e sete edições dos Jogos Olímpicos. Seu currículo inclui medalhas de prata nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, e Pequim, em 2008, além da conquista do vice-campeonato mundial em 2007.

Natural de Salvador e revelada no futebol paulista, Formiga também fez história em clubes internacionais, como o Paris Saint-Germain, da França. Ela encerrou sua carreira profissional em 2023, jogando pelo São Paulo.

No exercício de suas novas funções no Ministério do Esporte, Formiga será encarregada da formulação e execução de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do futebol, com um foco especial na promoção, fortalecimento e ampliação do futebol feminino em todo o país. Sua diretoria atuará em áreas essenciais, como o incentivo às categorias de base, inclusão social, apoio a competições, articulação com federações e clubes, além da promoção da igualdade de gênero no esporte.

Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.
Compartilhe Isso