Cerca de 79% dos estabelecimentos do setor de bares e restaurantes esperam faturar mais com as vendas no Dia dos Pais em comparação a igual data do ano passado, conforme revela pesquisa realizada entre os dias 22 e 29 de julho com 2.005 empresários de todo o país pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Segundo a sondagem, 65% dos empresários acreditam que o aumento poderá ser de até 20%. Além disso, 78% dos empreendimentos pretendem abrir no Dia dos Pais, sendo que 57% preveem um incremento de até 20% nas vendas em relação a um domingo comum. Entre os consultados, 7% esperam um crescimento entre 21% e 30%, enquanto outros 7% estão ainda mais otimistas, prevendo um aumento no faturamento superior a 30%.
Em entrevista à Agência Brasil, o responsável por conteúdo da Abrasel, José Eduardo Camargo, destacou que, apesar da expectativa de aumento nas vendas, 60% das empresas operaram sem lucro em junho, sendo que 40% delas estão com dívidas em atraso. Camargo ressaltou que a situação é preocupante, uma vez que um quarto do setor não consegue obter resultados positivos, principalmente devido a dívidas acumuladas.
O responsável da Abrasel também mencionou que, assim como em outras datas comemorativas, as empresas buscam aproveitar o Dia dos Pais para recuperar o fôlego. Mesmo que historicamente essa data não seja tão expressiva quanto outras, Camargo enfatizou que “o pessoal está apostando bastante este ano”.
A Abrasel está incentivando as empresas a aderirem ao novo Programa Emergencial para Retomada do Setor de Eventos (Perse), cujo prazo se encerra no final desta sexta-feira (2). O programa oferece benefícios fiscais aos negócios do setor, visando auxiliar na retomada após os impactos da pandemia de covid-19. A adesão ao Perse é uma alternativa para auxiliar as empresas a enfrentar as dificuldades financeiras, mesmo para aquelas com restrições devido a dívidas em atraso.
Com 1,4 milhão de negócios filiados, o setor de bares e restaurantes, englobando bares, restaurantes, lanchonetes, padarias, empresas de delivery, cafés e bistrôs, apresenta uma capilaridade significativa, estando presente em todos os municípios do país, inclusive os menores. José Eduardo Camargo ressaltou a importância do setor e a necessidade de apoio para sua recuperação e sustentabilidade.
Com informações da Agencia Brasil