Chamada de Propostas da FAPESP para Tecnologias Disruptivas
A FAPESP está financiando projetos na nova chamada proposta pela Iniciativa Internacional de Pesquisa sobre o Uso de Tecnologias Disruptivas para o Enfrentamento de Desafios Globais (IIDTAC). Este esforço busca apoiar pesquisas interdisciplinares e inovadoras, reunindo agências de fomento de diversos países, incluindo Canadá, Dinamarca, Finlândia, Noruega, Suécia e Reino Unido.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
A chamada foca em pesquisas que aproveitem tecnologias disruptivas para promover soluções inovadoras, visando a concretização de pelo menos um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). As propostas devem abranger pelo menos duas das seguintes áreas:
– Ciências Naturais e Engenharia
– Ciências Sociais e Humanidades
– Ciências da Saúde e da Vida
Elegibilidade e Colaboração
Os projetos devem contar com equipes elegíveis para receber recursos de, no mínimo, três das seguintes agências de fomento: FAPESP, NFRF, NWO, IDRC, NordForsk, SNSF, NSTC e UKRI. É imprescindível que pelo menos um dos Pesquisadores Responsáveis seja elegível para enviar propostas ao New Frontiers in Research Fund (NFRF).
Adicionalmente, é recomendado que as equipes incluam especialistas em ciências sociais ou humanidades para otimizar a implementação e o impacto dos projetos.
Submissão de Propostas
As propostas devem ser precedidas por um Aviso de Interesse (NOI) enviado ao NFRF, até 3 de março, para avaliar a elegibilidade inicial da equipe. A Carta de Intenção (LOI) deve ser submetida ao NFRF e à FAPESP pelo pesquisador do Estado de São Paulo até 9 de junho. Esse processo de avaliação de LOIs será realizado por meio de revisão por pares, onde os proponentes avaliarão propostas de outros candidatos.
Apenas as propostas recomendadas na fase de LOI poderão ser submetidas na etapa final, que se encerra em 3 de novembro. Proponentes de São Paulo devem enviar exclusivamente ao Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) o mesmo projeto enviado ao NFRF.
Modalidades de Apoio
A FAPESP apoiará os projetos selecionados por meio das modalidades Auxílio à Pesquisa Regular e Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático, com um período de apoio de até três anos. Pesquisadores com Auxílio vigente poderão participar, desde que não seja em colaboração ou cofinanciado por outra agência.
Um webinar do NFRF será realizado em 3 de fevereiro para apresentar a chamada e responder a dúvidas dos pesquisadores interessados.
Para mais informações, acesse: fapesp.br/17952.
Informações da Agência FAPESP
Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.

