FAPESP Lança Primeira Chamada do Programa Estratégico em Ciência da Computação e Inteligência Artificial

Por Redação
3 Min

Chamada do Programa Estratégico em Ciência da Computação com Inteligência Artificial

A FAPESP lançou a primeira chamada do Programa Estratégico em Ciência da Computação com Inteligência Artificial (ProCiêncIA), destinada a pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa no Estado de São Paulo. Este programa visa fomentar a criação de redes de pesquisa que utilizem técnicas de inteligência artificial (IA) para resolver problemas em diversas áreas e avançar na Computação de Alto Desempenho (HPC – High Performance Computing), com foco no desenvolvimento de algoritmos de IA mais eficientes.

Objetivos do ProCiêncIA

A chamada está alinhada ao objetivo central do ProCiêncIA, que busca estimular pesquisas estratégicas envolvendo IA e suas aplicações, especialmente aquelas que utilizam grandes bases de dados. Este lançamento responde não apenas ao crescente uso de técnicas de IA, mas também à necessidade urgente de promover esforços interdisciplinares, engajando a comunidade científica nos ambientes científico-tecnológico e industrial.

Características das Propostas

As propostas devem abordar pelo menos um dos seguintes eixos:

1. Aplicações em áreas estratégicas de pesquisa que utilizem IA, como educação, medicina, agronegócio e cidades inteligentes.
2. Desenvolvimento de técnicas de HPC com foco em inovações em IA.

A chamada prioriza propostas de pesquisa inovadoras, ousadas e com potencial de inserção internacional, além de valorizar aquelas que promovem a criação de redes de pesquisa interdisciplinares.

Formação de Redes de Pesquisa

Cada rede de pesquisa deve incluir um pesquisador responsável (PR) e, no mínimo, dois pesquisadores principais (PPs) de diferentes áreas do conhecimento. É necessário que um dos PPs seja da área de ciência da computação ou área correlata, evidenciando novas colaborações. Além disso, os PRs e PPs devem pertencer a instituições distintas.

Os pesquisadores que assinam a proposta devem ter Auxílios vigentes até a data de submissão. Cada PR e PP pode participar de apenas uma proposta na chamada.

Apoio FAPESP

- Advertisement -

A FAPESP financiará os projetos selecionados por meio da modalidade Auxílio à Pesquisa – Projetos Temáticos, com financiamento de até R$ 2,5 milhões por 60 meses, prorrogáveis por mais 12. Este valor inclui todos os custos do projeto, como a Reserva Técnica e a Reserva Técnica Institucional.

As propostas devem ser submetidas pelo Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) até o dia 8 de abril.

Para mais detalhes, acesse a chamada na íntegra: fapesp.br/17936.

Informações da Agência FAPESP

Compartilhe Isso