8ª Conferência FAPESP: Desafios da Justiça Social na Amazônia Contemporânea

Por Redação
2 Min

Conferência FAPESP 2025: Desafios da Amazônia e Justiça Social

A série Conferências FAPESP 2025 retoma suas atividades na próxima segunda-feira (20/10) com um tema crucial: “A Amazônia Contemporânea e os Desafios da Justiça Social”. A convidada especial será a renomada Christiane Taubira, ex-deputada do parlamento francês e do Parlamento Europeu. Natural da Guiana Francesa, Taubira é economista, escritora e poeta, conhecida por sua atuação em prol de importantes legislações, incluindo a proibição de minas terrestres e o reconhecimento da escravização como crime contra a humanidade.

Entre 2012 e 2016, Taubira foi ministra da Justiça no governo do presidente François Hollande. Sua gestão foi marcada por significativas reformas, como a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo e a modernização das legislações sobre corrupção e lavagem de dinheiro. Para saber mais, acesse Revista Pesquisa FAPESP.

Atualmente, Taubira é a titular da Cátedra José Bonifácio na Universidade de São Paulo (USP) e foi agraciada com doutorados honoris causa de instituições renomadas, como a Universidade de Genebra e a Universidade McGill, em Montreal.

O evento ocorrerá das 14h às 15h30 no auditório da FAPESP e dará continuidade a uma série de debates que visa agregar contribuições acadêmicas para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em Belém (PA) em novembro.

A Amazônia contemporânea enfrenta desafios prementes de justiça social, como a exploração insustentável de recursos naturais e a exclusão de populações tradicionais. Na conferência, Taubira destacará a importância de políticas públicas que integrem desenvolvimento socioeconômico, preservação ambiental e direitos humanos.

A participação é gratuita e aberta ao público. Os interessados podem se inscrever pelo site da FAPESP. O endereço da Fundação é Rua Pio XI, 1.500, Alto da Lapa, São Paulo.

Para mais informações, acesse fapesp.br/17803/.

Informações da Agência FAPESP

Compartilhe Isso