FAPESP Lança Chamada para Futuros Cientistas em São Paulo
A FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) anuncia a abertura da segunda rodada para submissão de propostas na chamada Futuros Cientistas – Prof. Sérgio Muniz Oliva Filho. Essa iniciativa visa aumentar as oportunidades de pesquisa acadêmica por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica.
Essa chamada homenageia o prestigiado professor Sérgio Muniz Oliva Filho, que faleceu em 12 de março. Reconhecido por seu trabalho na matemática aplicada e pela dedicação à formação de novos cientistas, ele se destacou em iniciativas que incentivam a permanência de estudantes nos cursos de graduação nas áreas exatas. O professor sempre buscou integrar rapidamente alunos de graduação em atividades de pesquisa, com o objetivo de reduzir a evasão no primeiro ano.
Leia Também
Objetivos da Chamada
A chamada tem como foco estimular a participação de alunos que ingressaram no ensino superior por meio de ações afirmativas, como olimpíadas do conhecimento, o Provão Paulista, ou aqueles que completaram o ensino médio em escolas públicas.
Detalhes da Submissão
A segunda rodada de submissão estará aberta até 4 de setembro de 2025. Pesquisadores que já recebem apoio da FAPESP nas modalidades de Auxílio à Pesquisa – que incluem Auxílio Regular, Temático, CEPID e Jovem Pesquisador – poderão enviar propostas de Auxílio à Pesquisa Regular, incluindo bolsas de Iniciação Científica como item orçamentário (BCO-IC).
As propostas podem solicitar até duas bolsas de Iniciação Científica por projeto, além da opção de incluir uma Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE). Serão disponibilizadas até 400 bolsas para cada rodada da chamada.
Como Submeter Propostas
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) da FAPESP. Os resultados da seleção serão divulgados em dezembro de 2025.
Para mais informações sobre a chamada, acesse: fapesp.br/17552.
Essa iniciativa é uma grande oportunidade para fomentar a pesquisa científica e apoiar a nova geração de cientistas em São Paulo.
Informações da Agência FAPESP
Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.