Premiação Reconhece Pesquisadoras Brasileiras na Área de Células-Tronco
As professoras Marimélia Aparecida Porcionatto, da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp), e Lygia da Veiga Pereira, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP), foram homenageadas com o 2025 ISSCR Public Service Award. Este prêmio, concedido pela International Society for Stem Cell Research (ISSCR), reconhece o trabalho de pesquisadores em suas comunidades científicas.
Porcionatto informou que esta é uma premiação inédita da ISSCR. A atual presidente, Valentina Greco, da Universidade de Yale, decidiu homenagear cientistas membros que participam ativamente de diversos comitês. "Faço parte do comitê que seleciona jovens cientistas premiados anualmente pela ISSCR desde 2023. A professora Lygia também é integrante de outros comitês e da diretoria da ISSCR", destacou.
Leia Também
Ter duas cientistas brasileiras sendo reconhecidas por uma das principais sociedades científicas na área de células-tronco é um importante marco. “É um relevante reconhecimento para nós, que fazemos pesquisa no Brasil”, afirmou Porcionatto.
Atualmente, Porcionatto é vice-diretora da EPM-Unifesp e se dedica à neurobiologia, focando na biofabricação de sistemas 3D para estudar o sistema nervoso central, com ênfase em doenças neurodegenerativas e no neurodesenvolvimento. Por sua vez, Pereira foi integrante do Centro de Terapia Celular (CTC), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP. Desde 2020, ela ocupa uma posição na diretoria da ISSCR e dirige o Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias da USP, realizando pesquisas com células-tronco embrionárias humanas e células-tronco pluripotentes induzidas (hiPSCs) para modelar doenças e estudar a diversidade genética.
Porcionatto ressaltou a importância do apoio da FAPESP para essa conquista. “Nós duas temos financiamentos da FAPESP há muitos anos. Meu primeiro financiamento na área de células-tronco surgiu há quase 20 anos. O que me aproximou da ISSCR foi a Escola São Paulo de Ciência Avançada em Biologia das Células-Tronco (ESPCA), que organizamos em 2023, em parceria com a professora Lygia, que já era membro da diretoria da ISSCR.”
A cerimônia de entrega do prêmio da ISSCR ocorreu durante a reunião anual da Sociedade, realizada de 11 a 14 de junho de 2025, em Hong Kong.
A International Society for Stem Cell Research é uma organização independente sem fins lucrativos, baseada em Illinois, EUA, com a missão de promover a excelência na ciência de células-tronco e suas aplicações na saúde humana.
Informações da Agência FAPESP