A FAPESP e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) lançaram uma nova chamada de propostas no âmbito do Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas (PAPL).
O objetivo é permitir que estudantes de graduação estagiem em instituição de pesquisa, sendo recebidos por pesquisadores membros titulares e afiliados da ABC. O estudante deverá ter contato com um projeto científico em andamento e ajudar em sua execução.
Os recursos da chamada serão destinados a dois grupos:
Leia Também
– Grupo 1: bolsas na modalidade EVC (Estímulo a Vocações Científicas), de até R$ 20 mil cada uma, para alunos do Estado de São Paulo visitando instituições de ensino e pesquisa em outros Estados do Brasil.
– Grupo 2: bolsas na modalidade EVC, de até R$ 20 mil cada uma, para alunos de outros Estados visitando instituições de ensino e pesquisa paulistas.
Cada bolsa na modalidade EVC compreende recursos para a manutenção do aluno e a realização do projeto, como material de consumo e serviços de terceiros. Caso a quota destinada a cada grupo não seja atingida, ela poderá ser utilizada pelo outro grupo.
Na edição de 2024, ano em que o PAPL completa 30 anos, foi ampliada de 25 para 60 a quantidade de bolsas disponibilizadas para cada grupo.
Esta edição também aumenta de um para dois o número de bolsistas que membros titulares da ABC podem supervisionar. Já os membros afiliados podem supervisionar um bolsista. Todos os membros titulares e afiliados da ABC interessados em receber bolsistas EVC do programa PAPL deverão estar cadastrados no Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) da FAPESP.
Outra novidade este ano é que o bolsista deverá compartilhar as informações da experiência da mobilidade e do tema de pesquisa, com linguagem acessível, por meio de material de divulgação científica no formato de livre escolha (vídeos, podcast etc.). O material será avaliado como Relatório Científico final do estágio e poderá servir como divulgação da chamada pela FAPESP e a ABC.
As atividades deverão ser realizadas entre janeiro e julho de 2025. A duração da visita deverá ser de 35 a 50 dias.
A chamada de propostas está publicada em: fapesp.br/vocacoes2024.
Informações da Agência FAPESP