Acompanhe as últimas notícias da Cidade de Candeias na Bahia com credibilidade na informação sobre política, esportes e ações policias da região.
Navegando pela Categoria

Ciência e Tecnologia

Álcool matou mais de 3 milhões de pessoas no mundo em 2016, aponta OMS

O consumo de álcool foi o responsável pela morte de mais de 3 milhões de pessoas no mundo em 2016, representando uma em cada 20 mortes. O alerta foi divulgado hoje (21) pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O relatório global sobre o consumo global de álcool e suas consequências adversas para a saúde aponta que os homens representam mais de três quartos das mortes. No geral, o uso nocivo do álcool causa mais de 5% das doenças no mundo. Segundo a OMS, 28% das mortes relacionadas ao álcool são resultado de lesões, como…

Celulares terão que informar nível de radiação emitida, determina Anatel

A Anatel definiu em reunião de seu Conselho Diretor uma medida interessante. A agência decidiu que, entre outras ações, as fabricantes de celulares deverão informar ao público quanta radiação emitem os aparelhos. O prazo para adequação à mudança é de 120 dias após a publicação. As informações são do Olhar Digital. Desta forma, os aparelhos comercializados no Brasil deverão carregar um alerta de que o produto “atende o limite de SAR estabelecido pela Anatel de 2,0 W/kg”. Além disso, os aparelhos deverão contar com um…

Fingir que ‘está morto’ é nova moda no Instagram, diz site

Parece piada, mas não é… Acredite: simular a própria morte é a nova mania entre os jovens no Instagram. De acordo com o site norte-americano Engadget, está se tornando comum usuários da rede social pedirem a seguidores de outros perfis que comentem em sua última foto como se tivessem falecido. Para tanto, usam a sigla RIP (Rest in Peace, que significa “Descanse em paz”, em livre tradução). O objetivo dessa “brincadeira” seria nada menos do que ganhar curtidas e se tornar mais popular na rede social. O pioneiro teria…

Facebook monta ‘sala de guerra’ para combater notícias falsas

O Facebook montará uma força-tarefa para combater a desinformação e as notícias falsas veiculadas através da plataforma. A decisão foi tomada em vista das eleições no Brasil, em outubro, nos Estados Unidos, em novembro, e dos pleitos previstos para o primeiro semestre de 2019 na Europa. As informações são do jornal norte-americano "The New York Times", que afirma que está sendo montada uma "sala de guerra" na sede da rede social em Menlo Park, na Califórnia. O local hospedará uma força-tarefa de 20 pessoas para…

Novo golpe do WhatsApp promete camiseta do Bolsonaro

Um novo golpe virtual aplicado pelo WhatsApp e que tem como vítimas eleitores de Jair Bolsonaro foi identificado pela empresa de segurança digital Kaspersky. Neste golpe, os usuários são induzidos a acessar um link para ganhar camisetas do candidato do PSL à Presidência da República como brinde, mas antes precisam preencher uma ficha com dados pessoais para enviar notificações, o que posteriormente pode resultar em roubo de dados e informações. “Demorou, mas apareceu uma campanha maliciosa no WhatsApp usando o nome…

Boneca Momo reacende debate sobre segurança de crianças na internet

Uma imagem feminina de longos cabelos pretos e olhos grandes tem causado preocupação entre mães e pais. Chamada de Momo, a boneca reacende o debate sobre a segurança de crianças e adolescentes na internet, após preocupações com o jogo da Baleia Azul, no ano passado. A boneca Momo é apontada em correntes de internet como um espírito que envia mensagens de terror, especialmente por um número japonês de WhatsApp. As discussões sobre a boneca cresceram nas redes sociais e em canais de YouTube a partir de meados de julho.…

Lei de Proteção de Dados trará impactos a pessoas, empresas e governos

A Lei Geral de Proteção de Dados (13.709) foi sancionada nesta semana pelo presidente Michel Temer. A norma traz regras sobre a coleta e o tratamento de informações de pessoas por empresas e órgãos do poder público. A norma, que ainda terá um período de transição de 18 meses antes de entrar em vigor, terá impactos nas atividades cotidianas de usuários, empresas e órgãos da administração pública. A lei trará consequências especialmente no mundo online, uma vez que os usuários têm registros e atividades coletados e…

Internet pode ser decisiva nestas eleições

As próximas eleições podem ficar para história e registrar o fim da era da televisão aberta como o principal meio de informação dos brasileiros para acompanhar a disputa de votos por cargos públicos. Especialistas ouvidos pela Agência Brasil têm como hipótese a possibilidade de a internet ter mais peso do que nunca na decisão, e mudar em definitivo, a maneira de se fazer campanha eleitoral no país. Pesquisadores de comunicação e consultores eleitorais assinalam que os 147,3 milhões de eleitores brasileiros escolherão…

Facebook exigirá autorização especial para páginas de grande audiência

O Facebook anunciou nesta sexta-feira (10/8) um novo sistema de autorização para os responsáveis por páginas de grandes audiências. A novidade faz parte de medidas adotadas pela plataforma nos últimos meses com o intuito de dar resposta às críticas pela difusão de desinformação e multiplicação de discurso de ódio no interior da rede. A exigência será implementada inicialmente nos Estados Unidos e deve depois ser expandida para outros países. Mas não há previsão de quando ela passará a valer no Brasil. O objetivo é…

WhatsApp passa a limitar encaminhamento de mensagens no desktop

O WhatsApp passou a limitar o encaminhamento de mensagens também em sua versão para desktops. A medida chegou primeiro para a versão iOS e, em seguida, ao Android. A alteração impede que usuários encaminhem uma mensagem para mais do que 20 conversas. No entanto, o limite varia de país para país. Até agora, um usuário poderia recorrer à versão do aplicativo para desktop se quisesse compartilhar algo com muitos contatos, mas isso já não será possível. O WhatsApp adotou esta função após escândalos relacionados à…