94% dos Residentes da Ebserh Aprovam Formação e Carreira

Por Redação
3 Min

Pesquisa de Satisfação dos Hospitais Universitários Federais Revela Alto Índice de Aprovação

Os Hospitais Universitários Federais (HUFs), parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estão se destacando na formação profissional de saúde, conforme revela a mais recente edição da Pesquisa de Satisfação do Ensino (PSE). Realizada entre outubro e dezembro de 2025, a pesquisa foi consolidada em janeiro de 2026 e contou com a participação de 8.382 pessoas, incluindo estudantes, docentes e preceptores.

Os resultados são impressionantes: 93,9% dos entrevistados indicariam os HUFs a outros estudantes interessados em fazer residência e 72,7% expressaram satisfação com a instituição como cenário de prática. Além disso, 85% afirmaram ter uma experiência de aprendizado positiva na assistência prestada ao paciente, e 79% atribuíram notas entre 7 e 10 aos hospitais.

A PSE, conduzida pela Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação (DEPI) em parceria com a Ouvidoria-Geral da Ebserh, avalia quatro eixos principais: infraestrutura hospitalar, serviços/cenários de prática, preceptoria e formação profissional. A pesquisa não só fornece um termômetro da satisfação, mas também é uma ferramenta estratégica que orienta melhorias contínuas na formação dos profissionais de saúde.

Cristiane Melo, Diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação da Ebserh, destaca a importância da PSE: “Seus resultados evidenciam a excelência dos hospitais universitários como cenários de prática e orientam decisões baseadas em evidências.” Ela enfatiza a relevância de integrar assistência, ensino, pesquisa e inovação, sempre com um compromisso público.

O ouvidor-geral, Diego Henrique Rezende, também ressalta que a pesquisa é um meio de escuta ativa da comunidade hospitalar, contribuindo para uma gestão mais democrática e coletiva. “Esse conjunto de elementos favorece a adoção de decisões mais assertivas, contribuindo com o aprimoramento do ensino, pesquisa e inovação,” afirma.

Desde sua criação em 2011, a Ebserh tem se empenhado em administrar 45 HUFs, garantindo qualidade tanto no atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) quanto na formação de novos profissionais de saúde. A pesquisa é realizada anualmente desde 2019 e seus resultados podem ser acessados por meio do site da empresa.

Com um futuro promissor, os HUFs continuam a ser pilares essenciais na formação de profissionais qualificados, ao mesmo tempo em que garantem a assistência de qualidade à população.

Com informações da Agência Gov

Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.
Compartilhe Isso