Rascunho automático

SFC, Candeias, Madre e São Sebastião do Passé Receberão Vacina Contra Dengue

Por Redação
2 Min

O Ministério da Saúde anunciou na quinta-feira, 25, a relação de 521 municípios brasileiros que serão contemplados com a vacina contra a dengue. A imunização, agora incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS), será disponibilizada para aplicação a partir de fevereiro. A cobertura inicial abrangerá pouco menos de 10% dos 5.565 municípios do país, devido à restrição de doses fornecidas pelo laboratório.

Um total de 5,2 milhões de doses será distribuído em 16 estados e no Distrito Federal, destinado à vacinação de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. O esquema vacinal consiste em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. Essa faixa etária foi priorizada devido ao alto número de hospitalizações registradas, totalizando 16,4 mil ocorrências entre janeiro de 2019 e novembro de 2023. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não autorizou a vacinação de idosos.

A seleção dos municípios beneficiados seguiu três critérios:

  1. Ter mais de 100 mil habitantes.
  2. Apresentar alta transmissão de dengue registrada em 2023 e 2024.
  3. Possuir maior predominância do sorotipo DENV-2.

A decisão foi tomada em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), representantes de estados e municípios no SUS. A Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) também foram consultadas.

O Ministério da Saúde enfatizou que a definição do público-alvo e das regiões prioritárias para a imunização foi necessária devido à capacidade limitada de fornecimento de doses pelo fabricante da vacina. As 5,2 milhões de doses serão entregues até novembro.

O órgão reiterou que a principal medida de prevenção continua sendo a eliminação dos criadouros do mosquito transmissor.

Compartilhe Isso
- Advertisement -