Prefeitura de Candeias promove evento para conscientização do autismo

Por Redação
2 Min

Nesta quinta-feira, 30 de março, a Secretaria de Saúde de Candeias, SESAU, realizou um evento na Casa da Música para celebrar o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo. A programação teve como objetivo conscientizar a população sobre o transtorno do espectro autista (TEA) e combater a discriminação e preconceito enfrentados por pessoas diagnosticadas com a condição.

O evento contou com a participação de pais e responsáveis pelas mais de 120 crianças assistidas pelo Querer Bem, centro de apoio às crianças com TEA, localizado na Rua 15 de Novembro, próximo ao Santuário de Nossa Senhora das Candeias.

Na ocasião, as famílias assistidas pela gestão municipal tiveram a oportunidade de participar de atividades recreativas, como oficinas terapêuticas, arteterapia, brincadeiras com palhaço, brincadeiras no parquinho de diversão, além de entrega de brindes e distribuição de lanches.

A psicóloga do Querer Bem, Celia Cruz, destacou a importância do evento como uma forma de integração entre todas as famílias assistidas. “Além do acompanhamento que já fazemos, estamos proporcionando um dia com atividades lúdicas para os pais e filhos”, explicou.

O evento foi elogiado por Rosângela Santa Rosa, mãe do Theo Menezes, de 8 anos. Ela destacou o trabalho desenvolvido pelo Querer Bem em proporcionar um ambiente acolhedor para as crianças com TEA e quebrar o preconceito em torno da condição.

O Querer Bem, inaugurado em 2020, é um projeto da Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Saúde, que oferece assistência multidisciplinar às famílias de crianças com TEA. No espaço, são oferecidos acompanhamento com assistentes sociais, psicólogos, fonoaudiólogas, psicopedagoga, neuropediatra, musicoterapeuta, educadores físicos e nutricionistas.

Além disso, a Prefeitura disponibiliza um Auxílio Municipal no valor de R$ 200,00 para pais e/ou responsáveis das pessoas com TEA, assistidos pelo projeto Querer Bem. O benefício é repassado pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social – SEDAS, e Candeias é considerado o primeiro município da Bahia a instituir esse auxílio.

Compartilhe Isso