Pelo segundo dia consecutivo, as equipes de fiscalização saíram nesta quinta-feira (4/6), para reforçar o trabalho de conscientização com os vendedores ambulantes, do cumprimento dos decretos que versam sobre a não circulação de pessoas nas ruas e do isolamento social, visto o crescimento do número de casos de coronavírus na Bahia e na cidade. Os órgãos fiscalizadores do Estado têm recobrado aos municípios também o controle da circulação desses trabalhadores, que ficam expostos à doença enquanto transitam nas ruas.
De acordo com o subsecretário da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), Adjair Estevam, os fiscais vêm orientando constantemente os vendedores quanto ao risco da exposição nas ruas e ao espaço destinado pela administração na Central de Abastecimento, mas muitos ainda insistem na atividade nas calçadas. “Já conversamos desde o início do ano, mas agora não poderemos mais aceitar as vendas nas ruas. Agora é questão de saúde pública”, falou ele aos vendedores.
Benefício para os trabalhadores – Para auxiliar as famílias dos ambulantes e trabalhadores informais, a Prefeitura de Candeias instituiu, na última sexta-feira (29/5), o Benefício Eventual Municipal (BEM), pelo prazo de três meses. O benefício de R$250 foi criado para autônomos e trabalhadores informais como baianas de acarajé, mototaxistas, taxistas, motoristas e colaboradores dos transportes alternativos e pode beneficiar até duas membros de uma mesma família. O benefício foi aprovado pela Câmara Municipal na última semana e nos próximos dias será informado como serão as entregas dos documentos para o acesso ao auxílio.