Com passos uniformes e cabeça erguida por fazer parte de uma nação cheia de bravura que os alunos das escolas municipais de Candeias e Colégio da Polícia Militar desfilaram pelas principais ruas do município na manhã do feriado de 7 de setembro.
Autoridades civis e militares a exemplo do prefeito, Sargento Francisco, Major Eduardo Almeida, Comandante da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e o Presidente da Câmara de Vereadores, Gil Soares iniciaram o ato cívico com o hasteamento da bandeira e execução do Hino Nacional.
Alunos da Escola Militar abriram o desfile demonstrando em cada ala os diversos papeis do militarismo, levantando o público que compareceu em peso na Praça Doutor Gualberto Dantas Fontes. As escolas do município apresentaram alas que retrataram grandes nomes da nossa historia como Zumbi dos Palmeiras, Maria Filipa e Joana Angélica.
As forças armadas também foram lembradas. Crianças e adolescente se vestiram com os trajes da Marinha, Exército e Aeronáutica que ajudaram nas diversas batalhas em prol da defesa do nosso país. O tema voltado ao povo negro também foi ressaltado no desfile. Capoeira, comida típica e dança-afro trouxeram para a realidade muita coisa vivida pelos negros da época colonial.
Mais uma vez, o povo demonstrou que o 7 de setembro é uma data que merece ser lembrada por gerações. “É a data que mais gosto. É bonito de assistir as escolas desfilando”, disse a aposentada Silvania Martins.
O ato cívico também deu passagem para o grupo do “Grito dos Excluídos”, que trouxeram uma mensagem de conscientização politica, pedindo que as autoridades olhassem também para classe mais desfavorecida do município.
Segundo informações da coordenação do evento, aproximadamente 5 mil pessoas participaram o desfile.