Ação de Economia Circular Arrecada Quase 1,2 Tonelada de Resíduos Plásticos em Candeias

Por Redação
4 Min

O projeto socioambiental Plastitroque, promovido pela Braskem em parceria com escolas municipais de Madeira e Vila Esperança (Pasto de Fora), arrecadou quase 1,2 tonelada de resíduos plásticos. A iniciativa beneficiou diretamente e indiretamente cerca de 300 pessoas, incluindo 72 crianças que participaram das oficinas de Educação Ambiental.

Resultados da Ação

Durante as ações realizadas de terça a quinta-feira (11 a 13/06), o Plastitroque possibilitou a troca de resíduos plásticos por mais de 1400 itens, incluindo alimentos, materiais escolares e produtos de higiene e limpeza. A arrecadação e troca ocorreram nas escolas municipais Padre José de Anchieta e Pasto de Fora.

Dinâmica do Projeto

Os participantes coletaram resíduos plásticos que foram trocados por plasticoins, uma moeda fictícia criada para a ação (300g de plástico = 1 plasticoin). Esses plasticoins foram trocados por produtos diversos, incentivando a reciclagem e promovendo a conscientização ambiental. As oficinas de Educação Ambiental abordaram temas relevantes, motivando a comunidade escolar a se engajar na coleta de resíduos.

Impacto na Comunidade

A dona de casa Andressa Lima Lopes da Silva, moradora da comunidade de Vila Esperança, destacou os benefícios da ação. “A partir da palestra que assisti com minha irmã, começamos a arrecadar produtos recicláveis e trocamos por uma cesta básica. Esses produtos vão ajudar muito em casa”, afirmou Andressa. Lucinaldo Santana da Costa, de 39 anos, também elogiou a iniciativa: “Eu peguei 129 moedas e troquei por produtos. A ação foi boa porque todos se conscientizam que estão fazendo algo bom para o meio ambiente e se beneficiam também”.

Benefícios da Economia Circular

Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, enfatizou o impacto positivo da economia circular proporcionado pelo Plastitroque. “Com essa ação, buscamos promover uma mudança de mentalidade, conscientizando sobre a importância da reciclagem e do consumo consciente. Os resíduos plásticos geram benefícios para os participantes e renda para os catadores parceiros”, explicou Magnólia.

Destino dos Resíduos

Os resíduos plásticos arrecadados foram destinados à Cooperativa de Materiais Recicláveis em Camaçari (Coopmarc), gerando renda extra para os catadores. Antônio Moreira Reis, cooperado da Coopmarc, ressaltou a importância da parceria com a Braskem para a conscientização ambiental. “É uma satisfação participar desta parceria para conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar do meio ambiente”, afirmou Reis.

Envolvimento das Escolas

Geysa Pimentel da Silva, diretora da Escola Municipal Padre José de Anchieta, destacou a animação das crianças e famílias em participar do projeto. “É uma satisfação receber esse projeto da Braskem aqui na escola. As crianças e as famílias ficaram bastante animadas em participar e se conscientizarem sobre a importância da reciclagem”, comentou Geysa.

Histórico do Projeto

Desde seu lançamento em 2019, o Plastitroque já realizou oito edições em Camaçari, Candeias e Dias D´Ávila, arrecadando quase 10 toneladas de resíduos plásticos e envolvendo mais de 1,8 mil participantes diretos. Foram distribuídos 18,5 mil produtos, e mais de 860 pessoas participaram das oficinas de Educação Ambiental.

Sobre a Braskem

A Braskem é uma empresa orientada para a sustentabilidade, engajada em fortalecer a Economia Circular. Com um portfólio inovador de resinas plásticas e produtos químicos, a Braskem atua em diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, automotivo, agronegócio, saúde e higiene. A companhia possui 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, exportando para mais de 70 países.

Compartilhe Isso