A Prefeitura de Candeias deu início nesta terça-feira, 28 de maio, à campanha de vacinação contra a poliomielite, voltada para a proteção de crianças menores de 5 anos. A ação, que se estenderá até o dia 14 de junho, tem como objetivo principal reduzir o número de crianças não imunizadas e minimizar o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil.
A vacinação será realizada das 08h às 16h, na Proteger e em todas as unidades de saúde que possuam salas de vacinação. Para ter acesso à vacina, é recomendável que o indivíduo esteja com a carteira de vacinação e o cartão do SUS em mãos.
O esquema vacinal para crianças menores de um ano prevê a aplicação de três doses injetáveis, aos dois, quatro e seis meses de vida. Já as crianças com idades entre um e quatro anos, que já completaram esse esquema vacinal, devem receber a dose oral da vacina.
O Brasil é reconhecido mundialmente pela sua eficácia na erradicação da poliomielite, sendo que o último caso registrado no país foi em 1989. No entanto, a vigilância contínua é de extrema importância para evitar a reintrodução do vírus.
É fundamental que a população se conscientize sobre a importância da vacinação e compareça aos postos de saúde para imunizar suas crianças. A prevenção é a melhor forma de garantir a saúde e o bem-estar de todos.