Inema participa de workshop sobre projetos socioambientais na energia eólica

Por Redação
3 Min

Servidores do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) participaram, em Salvador, na terça-feira (23), de um workshop sobre programas socioambientais e sua relação com as comunidades localizadas nas áreas de influência dos empreendimentos eólicos. Durante o evento, foram compartilhadas as experiências e programas implementados na implantação e operação do Conjunto Eólico Serra do Assuruá, situado no município de Gentio do Ouro.

A diretora de Regulação do Inema, Natalia Mabel Oliveira, destacou que a Bahia tem se destacado na atração de empreendimentos do setor eólico e na implementação de políticas públicas direcionadas a uma transição energética justa, baseada em fontes renováveis. Ela ressaltou a importância de um processo contínuo de capacitação do corpo técnico, tanto do órgão ambiental quanto das empresas, com o objetivo de aprimorar as responsabilidades socioambientais nos projetos eólicos. Segundo Natalia, o workshop proporcionou uma avaliação das principais ações realizadas e em desenvolvimento, avaliando se os resultados estão gerando benefícios efetivos para a população.

Durante o workshop, foram ministradas palestras sobre programas de resgate e manejo de fauna, monitoramento de ruídos, cavidades e projetos de educação ambiental e de saúde. Um dos pontos altos foi a discussão sobre os aspectos legais da Convenção n°169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que determina as medidas a serem adotadas nos casos de licenciamentos ambientais de empreendimentos suscetíveis de impactar povos ou comunidades tradicionais.

O coordenador de Infraestrutura e Energia do Inema, José Lacerda, enfatizou a importância da participação no evento, ressaltando a relevância dos temas abordados para o constante aprimoramento das análises durante o licenciamento ambiental de atividades com potencial impacto. Para ele, é fundamental que os empreendimentos, independentemente do tamanho ou segmento de atuação, tenham suas responsabilidades socioambientais bem definidas.

Além dos servidores, técnicos das diretorias de Regulação (Dirre) e de Fiscalização (Difis), bem como das Unidades Regionais do Inema em Feira de Santana, Juazeiro e Vitória da Conquista estiveram presentes na atividade. O encontro também contou com a participação de especialistas, consultores e representantes da empresa responsável pelo conjunto eólico, a Engie Brasil Energia.

Fonte: Ascom/Inema

Por: Louise Cibelle – [Acesse aqui para mais informações](https://www.comunicacao.ba.gov.br/author/louise/)

Compartilhe Isso
- Advertisement -