Rascunho automático

Turismo na Bahia cresce 11,4% e supera média nacional em 2023

Por Redação
3 Min

No boletim mais recente, foi constatado um crescimento de 8,6% no fluxo de passageiros nos principais aeroportos da Bahia em 2023, em comparação com 2022. Esse aumento foi impulsionado pelo incremento nas movimentações nos aeroportos de Salvador, com 12,8%, e Vitória da Conquista, com 29,8%. Ao todo, foram contabilizados cerca de 9,5 milhões de passageiros transitando pelo estado.

As rodovias baianas também registraram um aumento no número de veículos em trânsito, com um acréscimo de aproximadamente 4,4 milhões de veículos, representando uma ampliação de 6,2% em relação a 2022. Esse crescimento foi impulsionado pelas concessionárias que administram as rodovias locais.

No que diz respeito à arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), a Bahia obteve aproximadamente R$ 4 bilhões com as Atividades Características do Turismo em 2023, apresentando um aumento nominal de 24,9% em relação ao ano anterior. Esse resultado foi impulsionado por 90% das atividades analisadas.

A taxa média de ocupação dos meios de hospedagem em Salvador atingiu cerca de 64,0% em 2023, um índice superior aos 59,2% registrados em 2022. Esse aumento de 4,8 pontos percentuais em relação ao ano anterior representou a maior taxa média desde o início da série histórica em 2014.

Continua depois da Promoção

Além disso, o Sistema Ferry-Boat experimentou um aumento no fluxo de veículos e passageiros na travessia de São Joaquim a Bom Despacho. Com mais de 852 mil veículos utilizando o serviço e 76 mil passageiros registrados, houve um crescimento de 1,7% e 1,5%, respectivamente, em comparação com 2022.

O setor de turismo também gerou 7.166 novos postos de trabalho formais em 2023, impulsionado principalmente por atividades como restaurantes, hotéis, locação de automóveis e outros serviços relacionados. A zona turística com o maior número de trabalhadores formais foi a Baía de Todos-os-Santos, com a criação de 2.462 postos.

Ao longo do ano, o turismo na Bahia foi favorecido por investimentos em infraestrutura, ampliação de rotas aéreas, atração de eventos e realização de festas populares e religiosas. Todos esses fatores contribuíram para o bom desempenho do setor, que se espera que seja mantido no primeiro trimestre de 2024, apesar de um crescimento menos acentuado em relação ao ano anterior.

Os próximos meses prometem manter o setor em expansão, com o prolongamento do verão, Carnaval em Salvador, cruzeiros marítimos e festas em diversos municípios baianos. Tais eventos devem contribuir para a continuidade do crescimento do turismo no estado, consolidando a posição de destaque da Bahia nesse setor.

Fonte: Ascom/SEI.

Compartilhe Isso
- Advertisement -