Rascunho automático

Municípios recebem vacinas contra dengue nesta terça-feira após redistribuição

Por Redação
3 Min

As aproximadamente 15 mil doses da vacina contra a dengue, que estão sendo redistribuídas, começam a chegar aos municípios a partir desta terça-feira (2). A tarefa logística foi iniciada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) ainda no dia anterior, após a pactuação realizada na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância que reúne gestores municipais e estaduais de saúde. O transporte das vacinas está sendo realizado com o auxílio do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e da Casa Militar.

Os municípios de Vitória da Conquista, Serrinha, Jacaraci, Caetité, Barra do Choça, Teixeira de Freitas, Morro do Chapéu, Piripá, Macaúbas e Bonito foram os escolhidos para receber as doses remanejadas. O critério de seleção desses municípios foi estabelecido pelo Ministério da Saúde, que levou em consideração o número de casos prováveis absolutos notificados em 2024.

“Estamos trabalhando para garantir que as vacinas cheguem o mais rápido possível aos municípios. Este lote de imunizantes tem validade até 30 de abril, e nosso objetivo é evitar qualquer perda de vacinas”, ressalta a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana. Ela destaca a importância de os pais e responsáveis levarem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. “O público-alvo continua sendo o de 10 a 14 anos, faixa etária que registrou mais hospitalizações devido à doença, de acordo com estudos”, enfatiza.

Até o momento, 93.688 doses da vacina contra a dengue foram aplicadas em crianças e adolescentes na Bahia.

Continua depois da Promoção

A quantidade de doses de vacinas contra a dengue que serão recebidas, conforme pactuado na reunião da CIB, é a seguinte:

– Vitória da Conquista: 6.670
– Serrinha: 1.555
– Jacaraci: 220
– Caetité: 903
– Barra do Choça: 672
– Teixeira de Freitas: 3.251
– Morro do Chapéu: 710
– Piripá: 125
– Macaúbas: 873
– Bonito: 349

Cenário

Até o dia 30 de março de 2024, foram notificados 95.890 casos prováveis de dengue na Bahia, com um Coeficiente de Incidência (CI) de 678,1 casos/100.000 habitantes. No mesmo período de 2023, foram notificados 15.070 casos prováveis, o que representa um aumento de 536,6%. No total, 275 municípios da Bahia estão em estado de epidemia de dengue. Além disso, 56 estão em risco e 16 em estado de alerta.

A Bahia apresenta uma taxa de letalidade de 1,5, inferior à média nacional. No total, foram confirmados 27 óbitos por dengue nos municípios de Vitória da Conquista (7), Jacaraci (4), Piripá (3), Feira de Santana (2), Juazeiro (2), Santo Antônio de Jesus (2), Barra do Choça (1), Caetité (1), Campo Formoso (1), Carinhanha (1), Ibiassucê (1), Irecê (1) e Santo Estevão (1).

Fonte: Ascom/Sesab

Compartilhe Isso
- Advertisement -