A Vipal Borrachas, empresa com mais de cinco décadas de trajetória na produção e reforma de pneus, originária do Rio Grande do Sul, lançou nesta quinta-feira (24) a pedra fundamental de sua nova planta industrial em Feira de Santana. O evento contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues.
Com o potencial apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e da Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba), a Vipal Borrachas planeja expandir suas operações com a implantação de uma nova linha de produção dedicada a pneus, com capacidade para fabricar 750 mil peças por ano.
Além disso, a empresa tem o objetivo de aumentar a produção de pneus de motocicleta de 3,2 milhões para 4,2 milhões de unidades anuais e ampliar a produção de misturas e produtos para reforma de pneus de 65 milhões para 107,5 milhões de quilos por ano.
A parceria entre a Vipal Borrachas e o Governo do Estado tem o potencial de criar 566 novos empregos, sendo 393 diretos e 173 indiretos, contribuindo assim para o crescimento econômico regional e fortalecendo a infraestrutura local.
Durante a cerimônia, o governador expressou sua satisfação com o projeto: “Estou muito feliz. Parabéns ao Grupo Vipal, e queremos voltar aqui em breve para a inauguração dessa ampliação”.
Além da presença do governador, o evento contou com a participação dos secretários de Desenvolvimento Econômico e da Fazenda, Angelo Almeida e Manoel Vitório, respectivamente; do superintendente da Superintendência de Infraestrutura de Transporte (SIT), Saulo Pontes; do presidente do conselho de administração da Vipal, Arlindo Paludo; do vice-presidente do conselho de administração da Vipal Borrachas, Daniel Paludo; do CEO da Vipal, Renan Batista Patricio Lima e outras autoridades.
Segundo o secretário da SDE, Angelo Almeida, os investimentos planejados irão colaborar para o desenvolvimento econômico da região: “A gente celebra então a internalização, a democratização do desenvolvimento econômico do Estado com sustentabilidade. É uma fábrica que é lançada a pedra fundamental, com muita tecnologia embarcada, com inovação, recebendo os benefícios da nova indústria brasileira, o incentivo do presidente Lula, deste governo que definitivamente é tributivo e traz a esperança para o coração da gente”.
O CEO da Vipal, Renan Lima, destacou a parceria de longa data com o Governo da Bahia: “A nossa parceria com o Governo da Bahia vem desde 2008, quando iniciamos o projeto de implantação da primeira unidade aqui, em Feira. Durante todo o processo de desenvolvimento, que iniciamos bem menor do que somos, sempre tivemos o apoio do governo do Estado e estamos muito felizes”.
A expectativa é que a nova planta industrial da Vipal Borrachas em Feira de Santana contribua significativamente para a economia regional, gerando empregos e impulsionando o crescimento do setor de produção de pneus.