Como tem sido cada vez mais desafiador desenvolver antibióticos eficazes contra bactérias resistentes, especialmente aquelas que afetam o sistema respiratório, um grupo de cientistas encontrou um caminho promissor. Uma pesquisa publicada na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) demonstrou que a inativação fotodinâmica (PDI) pode modificar a sensibilidade bacteriana aos antibióticos, reduzindo a resistência e persistência dos microrganismos.
O estudo, liderado pelo físico e engenheiro de materiais Vanderlei Salvador Bagnato, focou em Staphylococcus aureus - bactérias capazes de causar diversas infecções. Foi observado que a ação fotodinâmica conseguiu quebrar a resistência dessas bactérias após cinco ciclos de PDI.
A fotodinâmica utiliza luz e um fotossensibilizador que, ao entrar em contato com a luminosidade, desencadeia reações com o oxigênio, destruindo o microrganismo ou reduzindo sua resistência aos antibióticos. Os pesquisadores usaram a curcumina como fotossensibilizador e testaram a eficácia de diferentes antibióticos.
Esse estudo ganha relevância em um cenário global de resistência antimicrobiana, considerada uma das principais ameaças à saúde pública. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a resistência a antimicrobianos como uma das principais ameaças à saúde e destaca a necessidade de novos tratamentos para combater a resistência.
Nesse contexto, novas abordagens terapêuticas, como a inativação fotodinâmica, podem representar uma alternativa promissora. A pesquisa liderada por Vanderlei Salvador Bagnato traz novas perspectivas no combate a bactérias resistentes, abrindo caminho para futuros tratamentos mais eficazes.
Informações da Agência FAPESP
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!