Risco de distúrbios neurológicos por óleo reutilizado

Estudo alerta para os riscos da reutilização de óleo de fritura

Leia mais

Um novo estudo realizado com ratos apontou que a reutilização do óleo de fritura pode causar distúrbios neurodegenerativos, podendo ser detectados até mesmo na prole desses animais. Além disso, a pesquisa revelou outros problemas decorrentes do consumo de óleo reaquecido, que podem ter aplicações nos humanos.

Leia mais

Reutilização de óleo de fritura

O hábito de consumir frituras está associado ao surgimento de diversas doenças, como diabetes e câncer. Acredita-se que esses problemas se intensifiquem quando o óleo é reaquecido repetidamente para preparar diferentes refeições. No entanto, poucos estudos abordaram essa questão.

Leia mais

A reutilização do óleo pode eliminar antioxidantes e outros componentes considerados benéficos na gordura, ao passo que substâncias prejudiciais à saúde, como gorduras trans e peróxidos, são acrescentadas. No novo estudo, apresentado no Discover BMB, o encontro anual da Sociedade Americana de Bioquímica e Biologia Molecular, os pesquisadores analisaram como essas mudanças podem ser prejudiciais.

Leia mais

A pesquisa, liderada por Kathiresan Shanmugam, foi realizada ao longo de 30 dias com dois grupos de ratos: um alimentado com ração normal e outro com comida enriquecida com óleo reaquecido. Ao final do período, os animais que consumiram o óleo reaquecido apresentaram índices elevados de enzimas hepáticas, indicando maior estresse e inflamação no fígado.

Leia mais

Como resultado, o metabolismo lipídico hepático foi significativamente modificado e o transporte do ácido graxo ômega-3 essencial para o cérebro, DHA, foi reduzido. Isso resultou em neurodegeneração, observada na histologia cerebral dos ratos que consumiram o óleo reaquecido e em sua prole.

Leia mais

Kathiresan Shanmugam, autora do estudo, em comunicado

Leia mais

Outros problemas relacionados

Além dos distúrbios neurológicos, os pesquisadores identificaram outros problemas decorrentes do consumo de óleo reaquecido. Foram observados:

Leia mais
  • Aumento do colesterol e níveis de marcadores inflamatórios, como a proteína C reativa de alta sensibilidade, associada a infartos e derrames;
  • Danos no cólon dos ratos, assim como degeneração das células de suporte neuronal;
  • Combinação do consumo de óleo reaquecido com glutamato monossódico resultando em mais danos neurológicos.
Leia mais

Embora o estudo tenha sido realizado com ratos, é provável que efeitos semelhantes possam ser observados em humanos. Portanto, é aconselhável evitar a reutilização do óleo de fritura, especialmente se o intuito é preservar a saúde.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Candeias Mix - Notícias de Candeias, Bahia e do Mundo