Pró-Semiárido é boa prática apresentada no Workshop ‘A Atuação do Fida no Brasil’

A análise dos resultados e impactos do Pró-Semiárido e a boa prática do Projeto com ações de transição agroecológica foram pautas do workshop com o tema ‘A Atuação do Fida no Brasil’ realizado nesta quinta-feira (03/08), durante a programação do Semiárido Show, em Petrolina (PE).

Leia mais

Leia mais

A atividade realizada pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) possibilitou a reflexão sobre como as ações de projetos como o Pró-Semiárido reduzem a pobreza. As avaliações feitas não se baseiam apenas na renda, mas também a partir de ações e resultados gerados para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Leia mais

Leia mais

Os dados apresentaram que, no geral, há uma boa avaliação acerca do impacto social do Pró-Semiárido e do trabalho realizado junto a organizações econômicas beneficiadas, bem como a redução da insegurança alimentar grave e moderada das famílias atendidas.

Leia mais

Leia mais

Houve destaque ainda para as iniciativas de apoio à piscicultura e metas ambientais associadas ao Recaatingamento. "Na prática, tiramos a ideia de combate, para a internalização da convivência com o Semiárido. E nada melhor do que a agroecologia que é a ciência do lugar que trabalha a partir das demandas das famílias para ajudar no desenvolvimento e combate à fome”, ressaltou o subcoordenador do componente produtivo do Projeto, Carlos Henrique Ramos.

Leia mais

Leia mais

O evento foi dividido em três momentos: no primeiro, o pesquisador Marcelo Braga, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), apresentou os resultados e impactos dos Projetos Fida no Brasil, com ênfase nos Projetos Pró-Semiárido (BA), Viva o Semiárido (PI) e Paulo Freire (CE). No segundo momento, a pesquisadora Cristiana Tristão, também da UFV, apresentou as lições e boas práticas de Segurança Alimentar e Nutricional dos Projetos e no terceiro momento, Carlos Henrique Ramos expôs o modelo de agroecologia adotado pelo Projeto Pró-Semiárido.

Leia mais

Leia mais

Em sua apresentação, Carlos salientou que os bons resultados do Projeto estão alicerçados na aposta feita, por exemplo, em ações voltadas para garantir segurança alimentar e nutricional, justiça ambiental, reconhecimento da cultura e do saber local, experimentação, comunicação, convivência com o Semiárido e outros. Como também a implantação dos Núcleos de Estudos em Agroecologia e Convivência com o Semiárido (Neacs) - ação de formação continuada das equipes e famílias agricultoras, baseada na metodologia de Paulo Freire.

Leia mais

Leia mais

O evento contou com a presença de Tiago Pereira, coordenador do Programa do Governo do Estado Bahia sem Fome. Em sua intervenção, ele destacou: "o Pró-Semiárido tem feito um trabalho extraordinário. A partir de uma análise empírica, do que a gente tem visto na realidade concreta das famílias é possível ver um salto a partir da intervenção do Estado e do Fida e o impacto nos 32 municípios em que o Projeto atua”.

Leia mais

Leia mais

No workshop estavam presentes agricultores (as), pesquisadores (as), a equipe técnica do Projeto e uma comitiva com cinco representantes do Instituto de Desenvolvimento Agrícola (IDA), instituição ligada ao Ministério da Agricultura do Governo de Angola.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Candeias Mix - Notícias de Candeias, Bahia e do Mundo