Prefeitura de Lauro de Freitas lança e emite Carteira de Identificação para pessoas com Transtorno Autista, segunda-feira (15)

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e da Promoção da Igualdade Racial (SEPADHIR), lançou nesta segunda-feira (15), às 8h, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno Autista (CIPTEA). O evento ocorreu na sede da SEPADHIR, no Shopping Passeio Norte, localizado na Estrada do Coco.

Leia mais

Pais e responsáveis de crianças ou adolescentes diagnosticadas com o espectro autista já puderam comparecer no local indicado para solicitar a CIPTEA no mesmo dia do lançamento. O funcionamento foi até às 14h. Com a carteira, além da identificação para evitar constrangimentos em estabelecimentos, pessoas com o T.E.A e acompanhantes também serão atendidos de forma prioritária em espaços públicos e privados no município, conforme previsto pela Lei Romeo Mion (13.977/2020).

Leia mais

A secretária da SEPADHIR, Deize Marize, ressaltou a importância de obter o documento. “Essa política é de suma importância para a população autista e a SEPADHIR contará com um espaço para cadastramento e emissão da CIPTEA. Já estamos desenvolvendo uma agenda com um grupo de trabalho de políticas para pessoas autistas que conta com as demais secretarias do governo e com a sociedade civil. Entendemos que é uma política transversal, que precisamos estar unidos enquanto gestão para que possamos levar os serviços adequados para esta parcela da população”, explicou a secretária.

Leia mais

A Coordenadora do Gabinete da Prefeita, Inglid Leila, destacou que com o documento, pais e responsáveis terão acesso aos serviços que atendem ao público com T.E.A. “Temos aqui Lauro de Freitas aproximadamente 600 crianças e jovens com o TEA diagnosticadas, mas ainda não possuem essa carteirinha, que é a CIPTEA. O documento vai proporcionar acesso aos serviços públicos e privados, aos serviços de saúde, além de outros benefícios que, às vezes, os pais ou responsáveis nem sabem que têm direito, como acesso ao transporte e passagens aéreas. É um documento que agrega todos os benefícios que o público portador do TEA precisa acessar e que contém as informações necessárias”, pontuou Leila.

Leia mais

Para solicitar a CIPTEA, os interessados precisam comparecer na sede da SEPADHIR, no Shopping Passeio Norte, que fica na Estrada do Coco, das 8h às 14h, munidos dos seguintes documentos: relatório médico com CID, comprovante de residência, documentos pessoais da pessoa portadora com T.E.A e de seu responsável ou cuidador legal, e uma foto 3x4.

Leia mais

A iniciativa da Prefeitura de Lauro de Freitas visa garantir os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista, fornecendo um documento que facilita o acesso a serviços e estabelecimentos, além de garantir atendimento prioritário em espaços públicos e privados. A CIPTEA é uma importante ferramenta para promover a inclusão e o respeito às pessoas com T.E.A na sociedade.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Candeias Mix - Notícias de Candeias, Bahia e do Mundo