Pescadores artesanais faturam 2 milhões na quaresma

Piscicultores e pescadores artesanais dos municípios de Sobradinho, Curaçá, Itiúba e Capim Grosso estão celebrando a comercialização de mais de 162 toneladas de peixe para prefeituras, feiras, supermercados e diretamente ao consumidor final. Essa conquista é resultado da assistência técnica proporcionada a eles pelo projeto Pró-Semiárido da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

Leia mais

Segundo a engenheira de Pesca da CAR, Josiane Araújo, que atua no projeto Pró-Semiárido assessorando os grupos de piscicultores, a iniciativa tem contribuído para a organização da produção e para a participação em pregões eletrônicos, abrindo novos mercados para os produtores. Ela destaca que a comercialização foi diferente neste período da Semana Santa em comparação com o ano anterior, com uma menor venda para prefeituras e um aumento nas vendas em atacado, especialmente nas feiras livres.

Leia mais

As cooperativas e associações de pescadores que participam do projeto Pró-Semiárido recebem apoio técnico especializado da CAR para fomentar a produção e organizar a base produtiva. Além disso, esses grupos são beneficiados com investimentos em estrutura física, acompanhamento e formação para melhorar o manejo produtivo, legalização ambiental e gestão financeira para garantir a sustentabilidade da atividade.

Leia mais

Neuraci de Jesus Silva, pescadora filiada à Cooperativa de Produção e Comercialização dos Derivados de Peixes de Sobradinho (Coopes), ressalta a importância do acompanhamento oferecido pela engenheira de Pesca, que auxilia desde a biometria até o fornecimento de ração e definição de preços. Ela enfatiza que o projeto Pró-Semiárido, com o apoio do Governo, tem sido fundamental para o fortalecimento dos piscicultores.

Leia mais

O suporte dado aos grupos envolvidos na cadeia produtiva do peixe tem impactado positivamente na segurança alimentar, na geração de empregos e renda, na conservação ambiental e na redução da pesca predatória. Através do Pró-Semiárido, executado pela CAR com o financiamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), o Governo do Estado da Bahia destinou R$ 4,3 milhões para estruturar e fortalecer a atividade de piscicultura em tanques-rede, da pesca artesanal e do sistema de criação de estrutura de ferrocimento.

Leia mais

A colaboração entre os órgãos públicos e os produtores tem gerado impactos significativos não só na economia local, mas também na qualidade de vida das comunidades envolvidas nesse setor. Através do trabalho conjunto, a perspectiva é de continuar crescendo e fortalecendo a produção de peixes na região, garantindo benefícios tanto para os produtores como para os consumidores.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Candeias Mix - Notícias de Candeias, Bahia e do Mundo