Os portos do Arco Norte, como Itacoatiara (AM), Santarém (PA), Barcarena/Vila do Conde (PA), Santana (AP), São Luiz (MA) e Salvador (BA), estão se tornando cada vez mais relevantes para as exportações brasileiras de grãos. Em março, esses portos foram responsáveis por 31,6% do volume de soja e milho embarcado, em comparação com os 27,3% registrados no mesmo mês de 2022, de acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Agricultura.
Segundo dados do Ministério, no mês passado foram exportadas 14,4 milhões de toneladas de soja e 430 mil toneladas de milho. Apesar de uma queda de 14,6% em relação ao ano anterior, esse volume representou a segunda melhor marca da história para o mês. No primeiro trimestre do ano, as exportações de soja e milho do Brasil totalizaram 34,3 milhões de toneladas (27,3 milhões de soja e 7 milhões de milho), um aumento de 3% em relação ao mesmo período de 2022.
Dos embarques realizados no trimestre, os portos do Arco Norte foram responsáveis por 11,5 milhões de toneladas, enquanto os portos do Sudeste e do Sul – Santos (SP), Paranaguá (PR), São Francisco do Sul (SC), Imbituba (SC), Rio Grande (RS) e Vitória (ES) – movimentaram 22,8 milhões de toneladas.
A crescente importância dos portos do Arco Norte ressalta a necessidade de investimentos em infraestrutura e logística nessa região, a fim de garantir a eficiência e competitividade das exportações de grãos do Brasil. Com a demanda global por alimentos em alta, é fundamental que o país esteja preparado para atender a esse mercado de forma eficaz.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!