Justiça eleitoral determina suspensão de perfis fakes em São Francisco do Conde

O Partido dos Trabalhadores – PT, entrou com uma representação eleitoral contra os perfis do Instagram "Fofoca São Francisco" e "Ana Santana", alegando a promoção de notícias falsas e a difamação, calúnia e injúria de prováveis candidatos a vereadores, além do atual Prefeito Antônio Calmon (PP).

Leia mais

De acordo com a representação, os perfis fakes têm mais de 5 mil seguidores no Instagram e estariam realizando propagandas antecipadas e negativas contra pré-candidatos, veiculando notícias inverídicas e proferindo ofensas graves à honra, além de realizar pesquisas ilegais de intenção de voto.

Leia mais

A representação foi atendida e a justiça eleitoral determinou a imediata suspensão das páginas pelo Facebook. Foi exigido também que seja informado ao público que a conta foi suspensa "POR ORDEM DA JUSTIÇA ELEITORAL".

Leia mais

A Juíza Eleitoral determinou que o Facebook/Instagram forneçam todas as informações do responsável, ou responsáveis, pela conta a fim de identificá-los pessoalmente para responder ao processo, incluindo dados como endereço de IP, localização dos acessos, computador ou aparelho celular utilizados pelos suspeitos.

Leia mais

Em caso de descumprimento da decisão judicial, a Juíza Eleitoral fixou multa de até R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais). Além desses dois perfis fakes, existem ações em andamento para responsabilizar outras páginas e grupos de WhatsApp, cujos administradores atuam no submundo da política com práticas antidemocráticas, desrespeitando as leis ao disseminar Fake News.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Candeias Mix - Notícias de Candeias, Bahia e do Mundo