Jerônimo visita o Hospital Geral de Santo Antônio de Jesus

Leia mais

Um dos três hospitais referência nos cuidados a pacientes vítimas de queimaduras, localizado na cidade de Santo Antônio de Jesus (SAJ), no Recôncavo Baiano, recebeu a visita do governador Jerônimo Rodrigues, nesta sexta-feira (23), que acompanhou de perto o trabalho dos profissionais de saúde no município. O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) é uma das unidades funcionando com reforço nos plantões durante o São João da Bahia 2023.

Leia mais

Durante a visita, o governador explicou que as ações para coibir as guerras de espada não são contra essa cultura. Mas, sim, um trabalho sério de prevenção. “É bonito, mas pode causar ferimentos e até incêndios. Houve época em que não cabia de gente nos hospitais, ou porque a oferta era pequena ou a quantidade de acidentes era muito grande”, lembrou Jerônimo.

Leia mais

A unidade registrou 14 casos de pessoas com queimaduras desde o dia 1° de junho, conforme a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Todos de baixa e média complexidade, sem casos graves. A titular da saúde, Roberta Santana, explicou que a pasta mobilizou 50% profissionais a mais para cuidados com a especificidade durante o período. “Hoje estamos aqui no Hospital de Santo Antônio de Jesus, que pertence à rede direta do Estado, e possui um centro de queimados. Nossa preocupação no São João é que a estrutura esteja com capacidade ampliada para garantir suporte a todos os que precisarem. Os profissionais da unidade foram ampliados em mais 50% durante esse período para garantir a demanda ampliada devido às bombas e fogos de artifício”.

Leia mais

Para Paulo Plessim, cirurgião responsável pela unidade de tratamento de queimados do HRSAJ, a equipe multidisciplinar da unidade tem preparo de excelência para seguir o protocolo de tratamento recomendado pela Sesab. “Na unidade contamos com balneoterapia, específico para fazer um tratamento sob analgesia, sob sedação, que diminui a questão de dor e do sofrimento do paciente, principalmente o paciente da pediatria. Na equipe também temos fisioterapeutas, psicólogos e assistente social para dar todo o suporte aos atendidos”.

Leia mais

Internado na unidade com queimaduras graves, o aposentado Raimundo dos Santos, de 68 anos, ressaltou o bom atendimento que vem recebendo. “Estou bem cuidado, tudo na hora certa, no momento certo, com pessoas bem eficientes. O médico é muito bom. Já fiz enxerto aqui”, relatou ao contar que se queimou em um acidente com uma churrasqueira.

Leia mais

Conforme a Sesab, em 2022 foram 215 entradas por conta de queimaduras na unidade. Deste total, 19 foram no período de 20 a 30 de junho. O hospital atende vítimas mais graves de queimaduras com o apoio de uma equipe multidisciplinar especializada no tratamento de pacientes com essa especificidade. A rede SUS da Bahia também tem o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, com estrutura para atendimentos de alta complexidade, que também atende com escalas especiais no período junino.

Leia mais

Mais ações

Leia mais

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) montou outros esquemas especias para reforçar o atendimento de saúde nas principais cidades do estado. Também foram instalados postos para a realização de testes rápidos que detectam HIV, sífilis e hepatites B e C; e distribuição de mais de um milhão de preservativos.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Candeias Mix - Notícias de Candeias, Bahia e do Mundo