Impactos do aquecimento global no Brasil são destacados em pesquisa da FAPESP de abril

Aquecimento global está provocando mudanças significativas no clima do Brasil. Uma reportagem da Pesquisa FAPESP destaca a criação da primeira zona árida do país, localizada no centro-norte da Bahia. Essa região, que faz divisa com Pernambuco, está se tornando cada vez mais seca, refletindo a tendência de redução da umidade em grande parte do território nacional.

Leia mais

O aumento da evapotranspiração e a aceleração do ciclo da água são consequências diretas do aquecimento global, podendo resultar em fenômenos climáticos extremos, como chuvas intensas e secas prolongadas.

Leia mais

Um estudo realizado por pesquisadores do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo revelou que o norte de Minas Gerais enfrenta atualmente sua época mais seca dos últimos 720 anos, evidenciando os impactos das mudanças climáticas na região.

Leia mais

Além disso, a obesidade tornou-se uma epidemia global, com 1,04 bilhão de pessoas afetadas em todo o mundo. Esse aumento significativo representa um risco para a saúde pública, aumentando as chances de desenvolver diabetes, doenças cardiovasculares e câncer.

Leia mais

O ginecologista Luis Bahamondes, do Centro de Pesquisas em Saúde Reprodutiva de Campinas (Cemicamp), discute a importância do acesso a métodos anticoncepcionais eficazes para o planejamento familiar e destaca a necessidade de mais atenção aos estudos com impacto na saúde da mulher.

Leia mais

Outros temas abordados na edição incluem a ameaça à biodiversidade causada por espécies invasoras, a descoberta de um filme perdido sobre a Amazônia e o aumento da prevalência de transtornos mentais durante a transição da infância para a adolescência.

Leia mais

Para acessar esses conteúdos na íntegra, visite https://mailchi.mp/fapesp/o-brasil-que-seca-errata.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Candeias Mix - Notícias de Candeias, Bahia e do Mundo