O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), anunciou hoje que está previsto o encaminhamento ao Congresso Nacional, nas próximas horas ou ainda nesta semana, dos projetos de lei complementares que irão regularizar a reforma tributária, aprovada no final do ano passado.
Anteriormente, Haddad havia prometido o envio dos projetos para o Legislativo até o dia 15 de abril (esta segunda-feira). No entanto, dois compromissos internacionais podem atrasar o cronograma inicial: as viagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Colômbia (na terça-feira) e do próprio Haddad para os Estados Unidos.
O ministro está partindo hoje para Washington (EUA), onde participará do Encontro de Primavera dos Ministros das Finanças e Presidentes de Bancos Centrais e da segunda reunião da Trilha Financeira do G20. Ele retornará ao Brasil na sexta-feira (19).
"Eu acredito que nesta semana vai. Queríamos que fosse hoje", afirmou Haddad em entrevista ao Estúdio i, da GloboNews, ao ser questionado sobre a data do envio dos projetos de lei ao Congresso.
A Casa Civil tem o texto em mãos nas próximas horas, e então o presidente decide como será feita a cerimônia de entrega. O texto está pronto. Agora o trabalho é braçal", explicou o ministro.
"Quero que esteja no Congresso o mais rápido possível. Este será um momento histórico para o país a partir da reforma tributária", continuou Haddad.
O ministro da Fazenda reconheceu que sua viagem aos EUA poderá adiar em alguns dias o envio das propostas aos parlamentares. Haddad elogiou o compromisso da Câmara dos Deputados e do Senado com a tramitação da reforma tributária.
"O Congresso tem se dedicado à discussão, tanto a Câmara quanto o Senado. Os presidentes Arthur Lira (Câmara) e Rodrigo Pacheco (Senado) têm se empenhado muito nos temas da Fazenda", afirmou Haddad.
"O presidente Lira conversou comigo na sexta-feira: 'Haddad, está tudo certo com o cronograma?' Eu disse que estava sendo finalizado. Conseguimos despachar com o presidente apenas na quinta-feira passada. A equipe trabalhou no final de semana para finalizar a redação e entregar esta semana", concluiu o ministro.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!